Igrejinha de Areado ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A Igrejinha de Areado finalmente poderá ter sua restauração concluída. O projeto da Associação dos Amigos da Igreja de Nossa Senhora das Dores de Areado foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) no início deste mês, o que vai possibilitar a captação de até R$ 1.137.000,00 junto à iniciativa privada para a realização das obras.

A Igrejinha de Areado faz parte do Patrimônio Histórico do Município de Patos de Minas. O prédio em estilo colonial foi construído em meados do século XIX e representa um dos últimos resquícios dessa arquitetura no município. A estrutura, no entanto, sofre com a ação do tempo. A Associação dos Amigos da Igrejinha de Areado arrecadou recursos e investiu mais de R$ 100 mil, mas ainda há muito o que ser feito.

Com a aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de Política Cultural, a Igrejinha foi incluída na Lei Rounet e poderá captar recursos junto a iniciativa privada para realizar as obras de restauração. As empresas poderão doar até 4% do imposto devido e as pessoas físicas 6%. Os valores doados serão deduzidos do imposto de renda.

O deputado federal José Humberto parabenizou as pessoas envolvidas no processo de elaboração do projeto pela aprovação. O próximo passo agora será a captação dos recursos. A Associação dos Amigos da Igreja de Nossa Senhora das Dores começa a se mobilizar para buscar o patrocínio de empresas públicas e privadas.

Autor: Maurício Rocha