Aeroporto Municipal de Patos de Minas.
O Aeroporto Regional de Patos de Minas está incluído na segunda etapa do Programa Aeroportuário de Minas Gerais, anunciado na manhã desta terça-feira (08) pelo governador Antônio Anastasia. O ProAero prevê obras em 17 municípios mineiros com investimentos de R$ 253 milhões no período de 2013 e 2014.
O Programa Aeroportuário prevê uma grande intervenção no Aeroporto de Patos de Minas. O projeto elaborado pelo Governo do Estado inclui ampliação, restauração e recapeamento da pista. Uma camada de 5 centímetros de asfalto vai permitir a realização de pousos e decolagens de aeronaves de até 135 passageiros.
O Projeto também prevê a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, melhoria no pátio de aeronaves, compra de Raio X para fiscalização das bagagens e dos passageiros, aquisição de instrumentos de precisão e de equipamentos das salas de controle de voos e a construção da sede da brigada de incêndio.
O anúncio feito nesta manhã pelo governador Antônio Anastasia também prevê a aquisição de equipamentos para a Brigada de Incêndio. São R$ 8,5 milhões para atender os aeroportos de Patos de Minas, Diamantina e São João Del Rey. Os caminhões especiais de combate a incêndio já foram adquiridos.
O valor do investimento em Patos de Minas não foi divulgado, mas a cidade será uma das primeiras a serem contempladas. O Projeto de restauração e ampliação do Aeroporto Regional foi elaborado quando a cidade se candidatou para ser sede de seleção na Copa do Mundo. Desta forma, o Governo do Estado já autorizou a abertura do processo licitatório para a execução das obras.
A reforma e ampliação do Aeroporto de Patos de Minas era um sonho antigo da população e ganhou força entre as autoridades locais e regionais no ano passado com a decisão da ANAC de suspender os voos regulares por falta de uma Brigada de Incêndio. Com a realização das obras, a região poderá receber novos voos.
Além disso, o Aeroporto de Patos de Minas será elevado de categoria, podendo cobrar tarifas das empresas e iniciando um processo para se tornar auto-sustentável. Da forma como está, o Aeroporto é mantido exclusivamente com recursos da Prefeitura.
Autor: Maurício Rocha