O poço está localizado em uma propriedade rural às margens da BR 365. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
As pesquisas em torno da descoberta de gás na região de Patos de Minas são cercadas de dúvidas por parte da população. O trabalho nos poços perfurados foi interrompido há algumas semanas e em alguns deles não há nenhum tipo de movimentação. Em entrevista recente, no entanto, um conselheiro da Petra deu uma boa notícia.

O conselheiro da Petra Energia S/A e ex-presidente das Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – Usiminas – Wilson Nélio Brumer, confirmou a descoberta de gás natural nos poços perfurados na região, mas destacou que a viabilidade da exploração comercial ainda não foi confirmada e dependerá de novas pesquisas.

“Dá para afirmar hoje que existe gás, mas ainda não há como afirmar se esse gás é viável do ponto de vista econômico. Ainda temos um trabalho longo para fazer. Uma região das mais pobres de Minas Gerais e certamente a descoberta e a viabilidade econômica deste insumo podem representar um dinamismo muito grande na economia mineira”, disse Wilson em entrevista ao Jornal Diário do Comércio.

Brumer estima que o trabalho de confirmação da viabilidade comercial do gás encontrado na região é de cerca de dois anos porque envolve o desenvolvimento de tecnologia, uma vez que o achado não é o gás convencional. “O gás que encontramos guarda certa similaridade com o dos Estados Unidos e que promoveu uma revolução na matriz energética norte-americana”, pontuou.

A Petra Energia S/A já investiu R$ 1 bilhão em pesquisas e sondagens para a descoberta de gás natural em seus blocos na bacia do rio São Francisco desde outubro de 2005. A companhia fluminense possui 24 blocos exploratórios no Estado, localizados nas regiões Central, Alto São Francisco, Noroeste, Norte, Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Os blocos foram arrematados pela empresa no 7º Leilão da ANP.

Só no município de Patos de Minas, a Petra possui quatro poços perfurados. Não há movimentação de homens e de máquinas no local e a empresa não divulga o andamento das atividades.

Autor: Maurício Rocha