Os fiscais vão intensificar a fiscalização no comércio ilícito do centro da cidade.

O número de vendedores ambulantes na região central de Patos de Minas cresceu de maneira surpreendente nos últimos dias. Nas esquinas de maior movimento bancas e carrinhos podem ser vistos com os mais diferentes tipos de produtos. Esta semana, fiscais da Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento começaram a atuar.

Só nessa quinta-feira (05), três vendedores ambulantes flagrados no centro da cidade tiveram suas mercadorias apreendidas. Doces sem procedência de origem foram descartados. Mercadorias sem comprovação de origem, como máquinas de costura portáteis, foram apreendidas e levadas para a divisão de receita municipal.

Patos de Minas possui uma lei que proíbe o comércio ambulante na cidade. A medida é para evitar a concorrência desleal e para proteger o comércio local que paga impostos e gera empregos na cidade. Além disso, o grande número de ambulantes prejudica o trânsito de pedestres. Quem descumpre a lei fica sujeito à multa e a apreensão de toda a mercadoria, como aconteceu nessa quinta-feira.

O secretário municipal de finanças e orçamento, Lázaro Daniel, informou que o trabalho dos fiscais é constante e que será intensificado nesta época em que a cidade recebe um número maior de ambulantes de outras cidades por causa da Fenamilho.

Autor: Maurício Rocha