O fio de alta tensão estourou e caiu em cima dos carros que estavam estacionados na principal rua de Patos de Minas.
As pessoas que moram ou trabalham nas imediações da Praça Antônio Dias levaram um susto na tarde dessa quinta-feira (17). Um fio de alta tensão da Companhia Energética de Minas Gerais-Cemig estourou e caiu em cima dos carros que estavam estacionados na principal rua de Patos de Minas. Boa parte da cidade ficou sem energia elétrica.

Pessoas que estavam na revenda de veículos viram como tudo aconteceu. Eles ouviram um estalo e um clarão e em seguida o fio de alta tensão caiu sobre os carros. O cabo energizado teria ficado batendo no chão e soltando faíscas. A Cemig foi comunicada e desligou a energia para fazer o conserto da rede. Muitas residências e lojas, inclusive o Pátio Central Shopping, ficaram no escuro.

A maior preocupação, no entanto, é com o dano que um problema como este poderia ter causado. O funcionário público, Walmir Diniz, destacou que a ruptura do cabo de alta tensão poderia ter provocado mortes se tivessem pessoas transitando na calçada no momento da queda. “Eu já vi uma tragédia acontecer com fio desse na cidade de Vazante”, destacou o servidor.

Walmir também questionou o trabalho de manutenção das redes de alta tensão da CEMIG. O servidor considera inadmissível a ruptura de um cabo como este bem no centro da cidade. “A gente paga a energia mais cara do Brasil para ter um serviço como este?”, questionou o servidor público.

A Cemig enviou uma equipe para o local e não demorou a resolver o problema. O cabo que se soltou recebeu uma emenda e voltou a funcionar. Na nota enviada a imprensa a concessionária não informou o que causou a ruptura do cabo. A suspeita é de queda de raio.

Autor: Maurício Rocha