A confecção dos tapetes para a passagem do Corpo de Cristo fez com que dezenas de féis levantassem cedo neste feriado de Corpus Christi.
A confecção dos tapetes para a passagem do Corpo de Cristo fez com que dezenas de fiéis levantassem cedo neste feriado de Corpus Christi. O trabalho começou antes da 8h da manhã e até a hora do almoço verdadeiras obras de arte surgiram no asfalto das avenidas Getúlio Vargas e Brasil. Este ano a procissão percorrerá o trecho entre a Catedral de Santo Antônio e a matriz de São João Batista.

Cada uma das oito paróquias existentes em Patos de Minas ficou responsável pela confecção do tapete em um trecho do percurso. Dezenas de sacos de serragem colorida foram usadas na decoração. O trabalho incluiu ainda pó café, tampinhas de garrafas, sal grosso e até sabugo de milho triturado. Cerca de 300 pessoas, entre jovens, adultos e crianças ajudaram a concluir o trabalho.

Na confecção do tapete colorido foram surgindo obras de arte. Símbolos da eucaristia foram produzidos em cores e tamanhos diferentes. A decoração para a passagem da procissão de Corpus Christi também ressaltou a celebração do “Ano da Fé” em 2013 e a Jornada Mundial da Juventude que acontece no Brasil.

A celebração de Corpus Christi foi instituído pela Igreja Católica em 1269 para reforçar a presença do Corpo de Cristo. Ela é realizada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A Diocese de Patos de Minas realiza a celebração em paróquias diferentes.

Este ano, a procissão de Corpus Christi sairá da Catedral de Santo Antônio e seguirá até a Igreja de São João Batista no bairro Boa Vista. A celebração que antecede a procissão está marcada para as 16 horas.

Autor: Maurício Rocha