Milhares de pessoas visitaram o Cemitério de Santa Cruz.

A movimentação começou bem cedo nos dois cemitérios de Patos de Minas. No Cemitério Municipal de Santa Cruz os portões foram abertos às 7h da manhã e uma multidão tomou conta do lugar. Visitantes levavam vasos de flores de todos os tipos e muitas velas para homenagear parentes e amigos que se foram.

O Cemitério Municipal de Santa Cruz é o maior da região. São cerca de 5.200 túmulos construídos e uma população que passa de 35 mil mortos. Por isso, no Dia de Finados, é para cá que boa parte da população segue. A expectativa dos diretores do órgão é de um público superior a 25 mil pessoas até o final da tarde.

As sombrinhas e os guarda-chuvas estavam presentes, mesmo com a ausência pouco comum de chuva no Dia de Finados. Eles serviram para amenizar o forte calor. A movimentação na parte da manhã foi grande. Uma fila de veículos se formou do lado de fora e trânsito ficou confuso em alguns momentos. Dentro do cemitério, mais gente.

O túmulo de José Borrachudo, mais uma vez, foi o mais visitado. Muita gente tem devoção ao músico que foi torturado e morto inocentemente no passado. A maior concentração de pessoas, no entanto, foi no Cruzeiro instalado no Cemitério Municipal. Aos pés da cruz os fiéis rezavam e pediam a purificação daqueles que se foram, cumprindo assim a tradição do dia de finados.

Autor: Maurício Rocha