A leitura dos medidores de consumo de energia elétrica e emissão simultânea das faturas já é realidade para os 73 mil clientes residências urbanos da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig em Patos de Minas, São Gotardo e Carmo do Paranaíba. Concluído em 30 de julho, o processo, conhecido como Faturamento Imediato, visa entregar a fatura aos clientes no momento da leitura, gerando mais transparência e otimização da atividade. Desta forma, o consumidor pode acompanhar a leitura e a impressão da sua fatura de energia e saber imediatamente o consumo e o valor da conta.


O processo teve início na Cemig em meados de fevereiro e está sendo expandido para todo o estado gradativamente durante o ano. Além dos três municípios que alcançaram 100% de atendimento dos clientes residenciais urbanos no novo serviço, até o final de agosto o benefício será estendido aos os clientes urbanos de baixa tensão nas cidades de Rio Paranaíba, Lagamar, São Gonçalo do Abaeté, Lagoa Grande, Lagoa Formosa, Presidente Olegário, Vazante, Guimarânia, Estrela do Sul, Varjão de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Tiros, Matutina, Arapuá, Guarda Mor, Serra do Salitre, Iraí de Minas, Romaria e Abadia dos Dourados.

Agilidade

O Faturamento Imediato, também denominado OSB – On Site Billing (faturamento no local de consumo) consiste na utilização de um microcoletor de dados de leitura com um software instalado, que permite a realização do cálculo do valor da fatura imediatamente após a leitura do consumo de energia elétrica na residência do cliente, para que, em seguida, por meio de uma impressora térmica portátil, o leiturista proceda a emissão da fatura e faça a entrega ao cliente.

Segundo Anderson Ferreira, gerente de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial, com este novo processo, a Cemig está dando aos seus clientes mais segurança e qualidade em relação às suas faturas de energia elétrica. “Vai ficar muito mais fácil e prático o recebimento das contas, e, além disso, como consequência, o cliente ficará mais satisfeito com a agilidade na entrega e a diminuição da possibilidade de extravio”, ressalta.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da CEMIG