Na manhã desta quarta-feira (11) os funcionários da pasta começaram a instalar novos sinaleiros na avenida Paranaíba.
O estudo realizado no ano passado por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas não deverá sair do papel tão cedo. A falta de recursos é um empecilho para implantar as mudanças que são necessárias e urgentes. Reportagem do Patos Hoje, publicada nessa terça-feira (10) mostra que o número de mortes no trânsito nos primeiros 11 meses de 2013 já chega a 28.

Já preocupada com a situação do trânsito em Patos de Minas, a Prefeitura encomendou um estudo para melhorar o tráfego e para dar mais segurança aos usuários das vias públicas. Técnicos de uma empresa especializada de Belo Horizonte passaram cerca de oito meses avaliando o trânsito da cidade. O resultado do estudo foi apresentado no final do ano passado.

O projeto de revitalização do trânsito apresentado pelos especialistas prevê uma série de mudanças, principalmente no sentido de algumas ruas. Alguns estacionamentos seriam suprimidos e um dos lados da rua Major Gote abriria espaço para a instalação de um corredor de ônibus. A execução das medidas, no entanto, esbarra na falta de recursos.

De acordo com Osmar Divino, diretor de trânsito da Prefeitura de Patos de Minas, para pôr em prática o estudo, o município teria um gasto de aproximadamente R$ 10 milhões, dinheiro que o município não dispõe. Além disso, há um claro receio do desgaste que as medidas trariam para a Administração Municipal no primeiro momento.

Enquanto o estudo não é posto em prática, a diretoria de trânsito tenta amenizar o problema do trânsito com medidas pontuais. Na manhã desta quarta-feira (11) os funcionários da pasta começaram a instalar os sinaleiros no cruzamento da avenida Paranaíba com a rua Ouro Preto. Os postes estavam lá há meses aguardando pelos equipamentos.

Um semáforo deverá se instalado também no cruzamento da avenida Brasil com a rua Joaquim das Chagas nos próximos dias. Outros três cruzamentos apontaram necessidade desse tipo de sinalização, mas a instalação dos semáforos ainda não tem data para acontecer.

Autor: Maurício Rocha