O cãozinho foi encontrado já sem vida. (Fotos: Jéssica Santos e Aline Gorri)

Atualizada às 10h50 desta sexta-feira (17)

Os crimes ocorreram no final da noite dessa quarta-feira (15) em Rio Paranaíba. Moradores estão revoltados e pedem a ajuda da população para encontrar o criminoso. Dessa vez, cerca de oito animais foram vítimas do exterminador. As mortes, como no ano passado, aconteceram por envenenamento. Leia mais! Levantamentos estão sendo feitos para encontrar o(s) criminoso(s). Nesta sexta-feira (17), outra moradora nos enviou mais fotos de animais mortos. A suspeita é de que o número tenha passado de 20.

A proprietária de um dos animais mortos, Aline Gorri, do Bairro Olhos d’Água, está revoltada com a situação. Ela contou que, quando viu, por volta das 23h30, o cãozinho dela de 3 anos já estava sem vida. O pedaço de carne usado para envenenar o animal estava próximo a ele. E o pior que não foi só o cachorinho dela. Outros vários animais foram encontrados mortos pelos moradores.

A covardia acontece quase sempre da mesma forma. A suspeita é de que uma ou mais pessoas estejam jogando carne envenenada para matar os animais propositalmente e sem qualquer critério. A Polícia Militar foi acionada e está fazendo levantamentos para encontrar todas as vítimas e repassar o máximo de informações para a Polícia Civil que vai investigar o caso.

Aline, que já teve uma gatinha morta pelo exterminador no ano passado, acredita que o autor ou autores sejam os mesmos que mataram cerca de 30 animais na cidade. Os moradores desejam que as pessoas que souberem de alguma informação sobre os autores informem as autoridades. A intenção é prender os criminosos para cessar essa covardia com os animais.

A moradora Jéssica Santos que presencicou o animalzinho agonizando antes de morrer também está indignada é quer a prisão do exterminador. Ela suspeita de que mais de 20 animais tenham sido assassinados por envenenamento nos últimos dias na cidade. Ela questionou como alguém sai espalhando veneno pelas ruas e ninguém vê. Jéssica pediu providências.

Atualmente, de acordo com o artigo 32 da lei federal nº 9.605/98, é crime "praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos", sob pena de "detenção de três meses a um ano, e multa". Existe na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que, se aprovado, vai aumentar para até 8 anos de reclusão as penas para pessoas que cometerem crimes contra a vida, a saúde e a integridade física e mental de cães e gatos.

Autor: Farley Rocha