Na estação de captação de água da Copasa, a tubulação que normalmente fica submersa está totalmente visível.
O longo período de estiagem que atinge a região de Patos de Minas já começa a prejudicar a captação de água da Copasa. O volume de água do Rio Paranaíba está muito abaixo do ideal para esta época do ano e a Companhia de Saneamento já teve que reforçar o sistema de bombeamento de água para evitar o desabastecimento.

Além do longo período de estiagem, as chuvas que caíram nos primeiros meses deste ano ficaram muito abaixo do esperado. O reflexo pode ser visto no Rio Paranaíba. Em alguns locais é possível atravessar de uma margem a outra com a água na cintura. Cardumes inteiros de peixes podem ser vistos nadando nas águas escuras do rio.

Na estação de captação de água da Copasa, a tubulação que normalmente fica submersa está totalmente visível. A Companhia teve que reforçar o sistema de bombeamento de água para evitar problemas futuros. A seca que atinge o município, no entanto, continua sendo motivo de preocupação para a direção da Copasa.

A direção da Companhia não fala em desabastecimento, mas pede que os consumidores evitem o desperdício de água, principalmente, nesta época mais seca do ano. Acabar com vazamentos, não deixar torneiras pingando, não utilizar mangueiras para lavar calçadas e veículos são algumas ações que podem contribuir com a manutenção do serviço.

E de acordo com o serviço de meteorologia Climatempo não há previsão de chuva para Patos de Minas pelos próximos 10 dias.

Autor: Maurício Rocha