Os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da escola participaram do lançamento.

Diretores da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural – ANP – estiveram em Patos de Minas na tarde dessa quarta-feira (20) para o lançamento do programa “Gás Legal na Escola”. A cidade foi escolhida para fazer o lançamento estadual da iniciativa que pretende reduzir os acidentes com o GLP, o gás de cozinha. A solenidade teve a participação de autoridades municipais e dos diretores SINDERGAS.

A Escola Municipal Norma Borges Beluco foi a escolhida para iniciar as atividades do Programa Gás Legal na Escola em Minas Gerais. A solenidade teve a participação dos integrantes do Bombeiro Mirim, apresentação dos alunos do Conservatório Municipal e a apresentação das atividades que vão educar as crianças para manuseio correto do gás de cozinha.

O objetivo da ANP com a realização do Programa Gás Legal na Escola é fazer com que as crianças levem as informações sobre os cuidados que devem ser adotados com o gás de cozinha para os pais. Observar vazamentos, substituir o registro vencido e adquirir botijões apenas de revendas credenciadas são medidas importantes a serem adotadas para evitar acidentes.

O Programa Gás Legal foi lançado pela ANP em 2010. Além de promover a educação das crianças nas escolas, a iniciativa também prevê a realização de treinamento para os revendedores e combate aos clandestinos. Em pouco mais de dois anos de atividades, o programa já conseguiu reduzir o número de revendas irregulares em Patos de Minas de 350 para apenas 80.

O coordenador da ANP em Minas Gerais, Oiama Paganine Guerra, informou que a redução no número de revendas clandestinas de 25% em 2010 para apenas 9% agora deverá continuar ocorrendo com as novas ações que estão sendo realizadas pela Agência.

Autor: Maurício Rocha