Máquinas pesadas foram utilizadas para fazer o corte da árvore e a retirada da madeira. ( Foto: Manoel Almeida )

A manhã desta quarta-feira (14) foi de muito trabalho para equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A tarefa era cortar uma árvore gigantesca localizada na avenida Paracatu. Motosserras e máquinas pesadas foram utilizadas para fazer o corte dos galhos e a retirada da madeira.

A árvore da espécie Sibipiruna cresceu além do esperado. Os galhos atingiram quase 30 metros de altura e se tornaram uma ameaça. Um estudo fitossanitário realizado pela Diretoria de Meio Ambiente mostrou que a árvore representava um risco para a população. A queda de um galho, por exemplo, poderia custar a vida de alguém.

Nesta manhã, a Prefeitura decidiu fazer a retirada da árvore. O trabalho começou bem cedo. Além do uso de equipamentos específicos para o corte da madeira, foi preciso adotar alguns cuidados para evitar acidentes. O trânsito de veículos foi interrompido. A grande movimentação de homens e máquinas chamou a atenção de quem passava pelo local.

A retirada da árvore vai dar mais segurança para as pessoas que transitam pela avenida Paracatu. Como a autorização de corte do CODEMA prevê o replantio, o local deverá ganhar uma nova árvore de espécie adequada para o perímetro urbano. O mesmo deve ocorrer com outras árvores que causam risco para a população.

Autor: Maurício Rocha