A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira (25) no auditório da CDL e premiou as empresas que contribuíram com doações.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Ministério Público de Patos de Minas promoveram uma solenidade na manhã desta terça-feira (25) no auditório da CDL para premiar as empresas que contribuem com doações para o Fundo da Infância e do Adolescente - FIA. O Programa “Empresa Solidária” já conta com 83 participantes e o volume de doações já passa de meio milhão de reais.

O programa “Empresa Solidária” consiste em incentivar as empresas e profissionais liberais a doarem parte do imposto devido ao Fundo da Infância e do Adolescente. Com o incentivo do Ministério Público, a iniciativa vem dando resultados positivos em Patos de Minas. Em 2001, o Fundo da Infância e da Juventude recebeu apenas R$ 10 mil em doações. Esse número veio crescendo ano a ano e chegou a R$ 560 mil em 2013.

O dinheiro doado ao Fundo da Infância e do Adolescente é repassado a entidades assistenciais do município. O número de dança apresentado pelo aluno da Apae Arthur durante a solenidade é um exemplo de como o dinheiro das doações é investido. Os recursos também mantêm programas e ações voltadas ao público infanto-juvenil em situação de risco social e pessoal, além de projetos de defesa dos direitos humanos, defesa de vítimas de violência, maus tratos e exploração sexual, erradicação do trabalho infantil, profissionalização de adolescentes, combate ao uso de drogas e divulgação dos direitos da criança e do adolescente.

O Programa Empresa Solidária já tem a participação de 83 empresas em Patos de Minas, mas o potencial da cidade é muito maior. De acordo com o promotor de justiça, Paulo Henrique Delicole a meta é alcançar 100 empresas solidárias até o final deste ano. Com mais doações, o Fundo da Infância e do Adolescente poderá contribuir com um número ainda maior de projetos e entidades que prestam assistência à crianças e adolescentes.

O certificado de “Empresa Solidária” foi entregue aos representantes das 83 empresas que fazem parte do programa.

Autor: Maurício Rocha