Uma potente luz encandecente brilhava forte mesmo com a claridade do sol.

As condições não estão nada favoráveis, mas o desperdício no gasto de energia elétrica está acontecendo por quem mais deveria dar o exemplo. Nos últimos dias, várias luzes em locais públicos estavam acesas mesmo com sol brilhando forte. No Galpão do Produtor Rural, estavam lá várias lâmpadas acesas.

A Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL- informou que as condições de geração de energia não estão nada fáceis neste início de ano. Diante disso, o órgão decretou bandeira vermelha que é quando a energia sofre um acréscimo de R$3,00 em cada 100kwh. O aumento é justamente para que as pessoas reduzam o consumo até que se normalizem as condições. Diante da situação, o Governo Federal publicou uma portaria nos últimos dias para forçar os prédios públicos a economizarem água e energia. Leia mais!

Mas a dificuldade parece não ser problema para o poder público em Patos de Minas. Após receber diversas denúncias, o Patos Hoje saiu às ruas e verificou diversos locais públicos com lâmpadas acesas. Na esquina da Rua Iguaçu com a Espírito Santo estavam lá duas luzes tentando ofuscar o sol. No Galpão do Produtor, foram contabilizadas 11 lâmpadas desperdiçando energia.

E não parou por aí. Na Avenida Brasil, próximo ao Zama Maciel, a lâmpada potente de um poste brilhava forte. Leitores do Patos Hoje também denunciaram que havia lâmpadas acesas na Avenida JK e em várias outras ruas da cidade. A preocupação é porque os reservatórios estão em baixa e a produção de energia não está sendo suficiente, dessa forma, se o consumo continuar livremente, pode haver apagões.

Autor: Farley Rocha