A BR 365 é a principal via de ligação entre o Triângulo Mineiro e o Nordeste do país. O movimento, principalmente de cargas, é intenso na rodovia. Mas nos últimos anos, os motoristas sofreram ao passar por aqui. Em condições precárias, a pavimentação se abre a cada período de chuva. O acostamento já não existe mais e as operações tapa-buraco surtem pouco efeito.
O projeto que começa a ser executado agora é para resolver de vez o problema. Segundo o superintendente regional do DNIT, Saulo Morais, a rodovia será totalmente restaurada. Duas frentes de trabalho foram montadas, uma próxima ao entroncamento com a BR 040 e outra próxima ao município de Varjão de Minas. Máquinas e homens trabalham a todo vapor.
O asfalto velho e esburacado está sendo retirado. Nesses locais, a rodovia vai receber duas novas camadas de pavimentação. Nos pontos mais precários da BR, as empreiteiras também vão fazer a substituição da base, antes de colocar as duas camadas de asfalto. Além disso, de acordo com o DNIT, as áreas de acostamento serão recuperadas, assim como a sinalização.
A movimentação de máquinas e de profissionais na rodovia é intensa. Os motoristas devem ficar atentos para evitar acidentes. Em alguns trechos, o trafego é liberado em apenas uma das pistas. Mas os motoristas não reclamam dos pontos de bloqueio. Eles querem é a recuperação da BR. O produtor Valdir Pereira Passos já sofreu muito por aqui e não vê a hora de trafegar pela rodovia restaurada. O motorista Jesuíno Jesus Batista também está otimista. “O sofrimento vai acabar”, comemora.
R$ 64,5 milhões serão investidos na restauração da BR 365. As empreiteiras responsáveis pela execução do projeto, após a conclusão da obra, ainda deverão fazer um trabalho de manutenção da rodovia pelo período de 2 anos.
Autor: Maurício Rocha
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