Depois da grande seca que sofreu várias regiões do país, inclusive o Alto do Paranaíba, diversas entidades e órgãos ambientais estão preocupados com a situação dos nossos recursos hídricos. Existem campanhas e movimentos de fiscalização para a utilização correta da água. A mudança de maus hábitos é uma delas. Como transformar a mangueira d’água em uma vassoura hídrica. Lavar o carro, calçadas e as mãos, escovar os dentes com torneiras abertas, também são modos incorretos e inimigos da água.

A Diretoria de Meio Ambiente de Patos de Minas foi mais longe. Desde os meses de novembro e dezembro de 2014, o diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, vem enviando recomendações oficiais (com dados técnicos e ilustrações) a vários setores da sociedade patense para que faça a substituição das torneiras comuns e convencionais por torneiras temporizadas com o intuito de economizar o máximo de água em prédios, condomínios e instituições públicas e privadas, clubes de recreação e de serviços, além de propiciar a higienização destes locais sugeridos.

"O objetivo desta ação ambiental que faz parte do nosso plano de gestão é sensibilizar e convencer aos empreendedores para que inclua em seus projetos hidráulicos das construções a utilização de torneiras com temporizador, como medida preventiva para a economia de água. Especialmente nos condomínios, grandes prédios e espaços de uso coletivo e instâncias públicas. Enviamos correspondências comprovando os benefícios que trazem estes modelos de peças que podem ser instaladas em qualquer sala ou banheiro de quaisquer entidades sem nenhum problema técnico. A substituição é simples e pode trazer em pouco tempo a uma economia acima de 80% na conta de água", ressalta Civuca Costa, idealizador do projeto ambiental.

As recomendações foram encaminhadas ao Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, para que sejam feitas adaptações em toda a área do Parque de Exposições. As solicitações foram feitas também aos Campus das Universidades, como Unipam, UFU, FPM e IFTM. Ao condomínio do Centro Empresarial, CEASA, COPASA e CEMIG, Câmara Municipal e setores da Prefeitura de Patos de Minas.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, as ações irão ter continuidade em 2015, até atingir um número significativo de construções atuais e futuras que se adequem nas edificações. “A torneira temporizada é prática e sustentável, além de promover a educação da população para com o uso da água em locais públicos ou de grande movimentação”, afirmou.

Os benefícios são muitos. Através do acionamento automático temporizado, é liberada apenas a quantidade de água necessária para cada uso. A torneira temporizada prevê uma economia que pode chegar até 80% (oitenta por cento) a menos na conta. Além de evitar o desperdício de água com torneiras esquecidas abertas ou mal lacradas.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas