O desleixo com o monumento foi motivo de reclamação.

Um dos cartões postais de Patos de Minas, a obra de arte existente na Praça Antônio Dias, no centro de Patos de Minas está abandonada pelo poder público. A fonte luminosa não funciona há mais de um ano e o mato cresce, cobrindo a placa de identificação do monumento. O desleixo é motivo de reclamação por quem frequenta o local.

A obra de arte é baseada em um carro alegórico confeccionado pelo artista plástico Vicente Nepomuceno para o desfile de rainhas na 37ª Fenamilho. A escultura é formada por três mulheres que se juntam em torno de uma espiga de milho. A obra de arte foi elaborada na época para destacar Patos de Minas como a capital nacional do milho.

Colocada em meio à fonte luminosa na Praça Antôbio Dias, a escultura se transformou em um dos principais cartões postais da cidade. Até muito pouco tempo, o local era parada obrigatória para as pessoas que vinham de fora. Todas queriam levar uma foto de recordação. Os patenses também faziam questão de mostrar a beleza do monumento.

Mas não é de hoje que a Praça já não é mais motivo de orgulho dos patenses. A empresa que tomava conta da praça desistiu da parceria com o poder público e desde então a praça deixou de ser a mesma. De acordo com o lojista, Antônio Mendes de Freitas, foram anos de cuidados com a praça, mas faltou apoio para que a parceria pudesse continuar.

A Fonte Luminosa não funciona há mais de um ano. O cadeado que protegia a casa de máquinas desapareceu. O motor que mantinha a fonte luminosa funcionando foi retirado. A iluminação também foi retirada. Pessoas que frequentavam a praça para apreciar a beleza do lugar entraram em contato com o Patos Hoje e reclamaram do desleixo com o Cartão Postal.

O secretário municipal de infreastrutura, Nelson Nogueira, disse que vai buscar informações para conhecer a realidade da Praça Antônio Dias e definir as ações que serão adotadas para resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha