Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile.
As comemorações da Independência do Brasil começaram cedo em Patos de Minas. A programação foi aberta por uma Sessão Cívica em frente o Palácio Dona Filomena de Macedo Melo. Em seguida, os presentes seguiram para a avenida Getúlio Vargas para acompanhar o Desfile Cívico e Militar.

Os atiradores do Tiro de Guerra 04013 abriram o desfile. A participação do Exército nas comemorações da Independência foram abrilhantadas pela presença de cadetes da cavalaria do Exército de Brasília. Em seguida veio a Polícia Militar. O desfile da corporação foi aberto pela Banda de Música da 10ª RPM.

A Polícia Militar apresentou no Desfile de Sete de Setembro parte da estrutura disponível no combate à criminalidade na região. Integrantes de projetos sociais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também participaram das comemorações da Independência.

Além do número reduzido de escolas participando do desfile, a ausência das tradicionais fanfarras também chamou a atenção do público que foi à avenida Getúlio Vargas. Apenas estudantes do Colégio Tiradentes, da Escola Estadual Abílio Caixeta e da Escola Estadual Profª Elza Franco compareceram ao desfile.

Membros do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo encerraram o Desfile de Sete de Setembro com um apelo pela vida. Eles levaram fotos de bebês e distribuíram panfletos em uma campanha contra o aborto e pela vida.

A comemoração de Sete de Setembro teve pouco mais de meia hora de duração e não teve o público de outros desfiles, mas as crianças ficaram satisfeitas e o objetivo de promover o orgulho e o amor a pátria foi alcançado.

Autor: Maurício Rocha