A água escura e mau cheirosa da represa, no entanto, é motivo de preocupação.
A Polícia Militar foi acionada na tarde dessa segunda-feira (16) para registrar a presença de pescadores em uma das represas do Parque Municipal do Mocambo. A denúncia, no entanto, chamou a atenção para um problema muito mais grave. A descarga de esgoto polui as lagoas e nascentes de um dos principais cartões postais de Patos de Minas.

Nenhum peixe foi encontrado com os três rapazes que estavam às margens da represa e eles foram apenas advertidos. A água escura e mau cheirosa da represa, no entanto, era motivo de preocupação. Não é preciso ser nenhum especialista para notar que a lagoa está servindo de descarga para o esgoto de muita gente.

A sujeira no local também chama a atenção. Garrafas pet estão jogadas por todo lado. Com as portas abertas, o Parque do Mocambo serve como travessia. Moradores das imediações disseram que o problema é antigo e que diversas denúncias já foram feitas. Uma mobilização foi realizada no mês de março em busca de uma solução para o Parque do Mocambo. Na época a preocupação era com a segurança.

Com relação aos problemas ambientais do Parque nada foi feito até agora. O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente disse que o assunto já foi tratado em reuniões com o Executivo e com a Companhia de Saneamento. Ele disse que fará uma denúncia formal aos órgãos competentes para que o problema seja resolvido.

A Copasa informou que foram feitas diversas obras de melhorias no local e que cerca de 30 ligações de esgoto clandestinas que existiam ali foram retiradas. Um trabalho de conscientização com os moradores também foi feito na época. A direção da Companhia disse que vai enviar uma equipe técnica para fazer uma nova vistoria no Parque do Mocambo.

Autor: Maurício Rocha