Foram três dias de muito trabalho até que os funcionários da Prefeitura conseguiram retirar a montanha de lixo que se formou na área de preservação no final da avenida Padre Almir. Alvo de tanto incômodo e tantas reclamações, o local foi cercado, mas vai continuar funcionando como ecoponto, pelo menos por enquanto.

A retirada do lixão da avenida Padre Almir começou no último sábado. Máquinas e homens da Secretaria Municipal de Infraestrutura passaram todo o final de semana limpado a área. Segundo o prefeito Pedro Lucas, cerca de 400 caminhões de lixo e entulho foram retirados dali. A área de preservação também foi cercada.

De acordo com o chefe do executivo, o imóvel que pertence à Prefeitura Municipal de Patos de Minas vai continuar funcionando como ponto de descarte de entulho. Ele ressaltou, no entanto, que apenas carroceiros e veículos pequenos poderão jogar restos de construção civil no local.

O ponto de descarte também deverá ser controlado. A Prefeitura vai manter uma vigilância no local para evitar o despejo de lixo no local. Pneus, móveis e eletroeletrônicos velhos, comuns de se ver em meio ao lixão, não poderão ser despejados na área de preservação. O ponto de descarte vai receber exclusivamente entulho.

Segundo o prefeito Pedro Lucas, o material jogado ali será recolhido periodicamente para evitar a formação de um novo lixão. Além disso, o funcionamento do ponto de descarte deverá durar somente até o início do funcionamento do novo fórum da Comarca de Patos de Minas que está sendo construído bem em frente.

Autor: Maurício Rocha