Na avenida das Paineiras, a situação é dramática.

O período chuvoso já acabou faz tempo, mas as ruas de Patos de Minas continuam esburacadas e pondo em risco a vida dos condutores de veículos. A Operação tapa-buracos  iniciada pela Prefeitura caminha a passos de tartaruga e nem trabalho de recapeamento da avenida Dilermando Gomes de Deus é suficiente para conter a insatisfação dos moradores.

As obras na avenida Dilermando Gomes de Deus tiveram início na semana passada. A Prefeitura anunciou em seu site que está realizando o serviço, mas omitiu que os recursos na verdade são do Governo Federal e foram destinados pelo então deputado federal Antônio Andrade, por indicação do vereador Vicente de Paula. Além da avenida Dilermando Gomes de Deus, outras ruas serão recapeadas com recursos destinadas por Andrade, como por exemplo as ruas Vereador João Pacheco e Espírito Santo no bairro Cristo Redentor.

O problema é que a cidade inteira sofre com as péssimas condições da pavimentação. Na avenida das Paineiras, a situação é dramática. O serviço paliativo realizado pela Secretaria de Infraestrutura, colocando blocos de concreto dentro dos buracos, criou uma verdadeira armadilha. A motociclista Erica da Silva Cardoso caiu no buraco e teve escoriações pelo corpo, além do prejuízo com a motocicleta.

Na Rua Espírito Santo, a situação precária da pavimentação motivou até um vídeo humorístico feito por dois jovens. Os ocupantes simularam um rali para tentar vencer os buracos que estão por toda parte. O vídeo foi divulgado no Facebook e Whatsapp e acabou sendo compartilhado inúmeras vezes. De forma irônica, eles agradecem pela possibilidade de praticar o esporte na cidade.

E os problemas não se resumem a esta rua. Na avenida Randolfo Borges Mundim no bairro Planalto a situação também é dramática. Os buracos tomam conta da via e os motoristas tem que trafegar em zigue-zague para evitar danos no veículo. Como o movimento no local é intenso, o risco de acidentes é grande. Os motoristas que trafegam pelo local cobram providências do poder público.

O secretário interino de infraestrutura, Carlos Guilherme Naimeg, disse que a Operação Tapa-Buracos já passou por vários pontos da cidade como a rua Major Gote, em um trecho próximo a rotatória do clube Caiçaras; na avenida Marabá, em outro trecho que compreende a Coopatos até a rotatória da BR-354, próximo a fazenda Chuá e na rua São Geraldo, no bairro Cerrado.

Os moradores, no entanto, cobram mais agilidade no serviço. O Prefeito Pedro Lucas já havia adiantado que os recursos disponíveis não serão suficientes para tapar os buracos em todas as ruas da cidade. Os moradores começaram a reclamar dos problemas dos buracos ainda no ano passado. O Patos Hoje realizou a primeira reportagem sobre o problema no dia 18 de dezembro.

Autor: Maurício Rocha