A carga de estopa se espalhou pela pista e pegou fogo.
A curva da morte na BR 365, próxima a Patos de Minas, foi palco de mais um grave acidente. No início da manhã desta quarta-feira (30), um caminhão e uma carreta bateram na curva quando seguiam em sentido contrário. O motorista do caminhão morreu preso às ferragens. Um dos veículos tombou e a carga de estopa pegou fogo. Ela ficou espalhada pela rodovia que teve que ser totalmente interditada. Quilômetros de congestionamento se formaram nos dois sentidos.
Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram até o local para resgatar as vítimas e apagar o incêndio. Por sorte, o motorista da carreta, Genivaldo Alves Mota, 39 anos, teve apenas um ferimento no braço. De acordo com o Sargento Silva, ele apresentava um corte contuso e escoriações. Foi realizado um curativo e a vítima não precisou ser encaminhada até o Hospital Regional para receber tratamento médico.
Outra equipe ficou encarregada de extinguir as chamas que se iniciaram nos blocos de estopa e havia risco de se alastrarem para os veículos. Com jatos d’água e espalhando o material, os bombeiros conseguiram apagar o incêndio. Os outros bombeiros se concentraram em resgatar a outra vítima que morreu na hora presa entre as ferragens. O corpo teve que ser desencarcerado para as demais providências da perícia técnica na Polícia Civil.
Os peritos também compareceram ao local para realizar os trabalhos técnicos. O motorista do caminhão foi identificado como sendo Valmir Antunes de Souza, 57 anos. Ele é natural de Montalvânia-MG e seguia em sentido a Varjão de Minas. O caminhão estava carregado com material reciclável e ração animal. A carga também ficou espalhada pelo local. O corpo foi levado para o Instituo Médico Legal para ser registrada a causa da morte.
O motorista da carreta que estava substituindo outro caminhoneiro esfaqueado em um assalto concedeu entrevista e relatou o que teria acontecido. Segundo ele, seguia em sentido a Patos de Minas quando, na curva, deparou com o caminhão na contramão. Para não bater, ele tentou desviar jogando a carreta para dentro da pista, mas não conseguiu evitar a batida. Segundo ele, a intenção era não bater de frente. “A lateral atingiu a cabine do caminhão”, afirmou.
A equipe da perícia técnica da Polícia Civil fez imagens do local para analisar o que realmente aconteceu. As marcas no asfalto vão ajudar a identificar o que provocou o acidente. Pelos indícios, a carreta pode ter tombado antes do impacto com o caminhão que parou quase fora da pista em sua mão de direção. O policial rodoviário Federal, Eduardo Maia, orientou os motoristas a transitarem com velocidade moderada e respeitar a sinalização de trânsito.
A rodovia ficou totalmente obstruída o que provocou uma fila quilométrica de veículos nos dois sentidos. Para diminuir o congestionamento, funcionários do DNIT abriram a lateral da curva com uma retroescavadeira, possibilitando a passagem em um sentido. Os motoristas que forem trafegar pelo local devem ter atenção e reduzirem a velocidade. Esse foi mais um grave acidente com morte nesta curva. No início do mês, marido e mulher morreram neste local.
Autor:
Farley Rocha
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