A Companhia de Saneamento de Minas de Gerais, COPASA, vai investir cerca de R$ 7,7 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto em Carmo do Paranaíba. O presidente da Copasa, Ricardo Simões e o prefeito de Carmo do Paranaíba, Helder Boaventura estão reunidos em Carmo do Paranaíba nesta segunda-feira (12) para dar a ordem de serviço para o início das obras.

O empreendimento prevê a implantação de mais de 3 mil metros de interceptores, 4 mil metros de redes coletoras, novas ligações prediais, além da construção de uma moderna Estação de Tratamento que irá tratar todo o esgoto coletado em Carmo do Paranaíba. Com capacidade para tratar mais de 4,2 milhões de litros de esgoto por dia, a ETE será composta por tratamento preliminar; 2 módulos de reatores anaeróbios de fluxo ascendente seguidos de 2 módulos de filtros biológicos e 2 módulos de decantadores; estações elevatórias para recirculação de efluente; desidratação, leito de secagem e disposição do lodo em aterro controlado.

Além da implantação do novo sistema de esgotamento sanitário, a Copasa está ampliando e modernizando todo o sistema de água da cidade, com o objetivo de garantir o abastecimento futuro da população. Com investimentos da ordem de R$ 3,9 milhões, estão sendo implantadas mais de 700 metros de novas adutoras, 3 mil metros de redes de distribuição de água e realizadas novas ligações de água para a população.

Todos esses empreendimentos integram os esforços do Governo de Minas, para garantir mais qualidade de vida aos mineiros, por meio de um desenvolvimento sustentável.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copasa