Segundo a direção da Copasa, cerca de 70% da estrutura já está pronta.

A Copasa anunciou a retomada das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Patos de Minas. O Projeto foi iniciado em 2009 e já era para ter sido concluído, mas o serviço foi interrompido há cerca de dois anos, o que faz com que a cobrança da taxa de esgoto seja uma reclamação constante entre os contribuintes patenses.

Segundo a direção da Copasa, cerca de 70% da estrutura necessária para coletar e tratar o esgoto produzido em Patos de Minas já está pronta. Com a retomada das obras, a expectativa é de que o projeto seja concluído até Julho de 2016, atrasando em dois anos a previsão inicial para o tratamento do esgoto na cidade.

Nesta etapa da obra, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais vai investir R$ 14 milhões para construir quatro elevatórias, interceptores, linhas de recalque e a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto. A empresa contratada para realizar esta etapa da obra é a InfraCom de Belo Horizonte.

De acordo com o gerente distrital da Copasa, Jairo José Carneiro, paralelo a esta obra, a Companhia vai abrir licitação para a conclusão total do sistema de tratamento de esgotamento sanitário de Patos de Minas. Assim a Copasa terá a estrutura necessária para tratar os 24 milhões de litros de esgoto que são produzidos diariamente em Patos de Minas.

Atualmente o esgoto dos patenses é lançado in natura nos córregos que cortam a cidade e no Rio Paranaíba que está totalmente poluído. Como os patenses pagam a taxa de esgoto a mais de 5 anos e meio, a Copasa vem sendo bastante questionado, inclusive pelo Ministério Público que já acionou a Justiça.

Autor: Maurício Rocha