A Sara Aparecida Correia foi a primeira a verificar o problema.

Moradores do bairro Jardim Paulistano foram surpreendidos deste mês com aumentos de até 300% nas contas de luz. Além do reajuste, que eles ainda buscam explicações, os talões da Cemig ainda trouxeram uma multa de mais de R$ 24,00. Muitos deles já procuraram o escritório da Companhia em Patos de Minas, mas continuam sem uma solução para o problema.

A Sara Aparecida Correia foi a primeira a verificar o problema. O talão de luz da casa dela veio com o dobro do preço do mês anterior. Ao conversar com os vizinhos, ela percebeu que outros moradores do bairro também tiveram o desagradável aumento na conta de energia elétrica. Ela então decidiu procurar o escritório da Cemig e há cerca de 10 dias vem tentando uma solução para o problema.

O talão da conta de luz do Milton saltou de R$ 150,63 no mês passado para R$ 248,47 este mês. Ele está indignado com a situação. A dona Ireni Rosa lava as roupas na mão para economizar energia. O talão de casa nunca passa de R$ 50,00. Este mês, a dona de casa recebeu uma conta de mais de R$ 110,00. Para alguns moradores, a conta de energia elétrica veio de mais de R$ 300,00.

Desde que receberam os talões, os moradores vêm tentando resolver o problema com a Cemig. Segundo a Sara, no primeiro momento, a companhia informou que iria fazer a correção dos talões e pediu que ela voltasse depois. Nessa quarta-feira (04) a moradora voltou ao escritório da Companhia e foi informada que os moradores terão que pagar os talões para depois serem restituídos.

Os moradores estão indignados com a situação e com receio de terem a energia cortada, já que muitos não têm condições financeiras para arcar com contas de energia tão altas.

Assessoria de Comunicação da CEMIG explica aumento nas contas de energia:

A alteração no valor de contas de energia de alguns moradores do bairro Jardim Paulistano, em Patos de Minas, foi ocasionada pelo fato de parte do consumo referente ao mês de março/2016 ter sido apresentado nas contas de energia do mês seguinte (abril). Essa ocorrência fez com que as contas de março apresentassem valores a menor, que foi compensado nas contas de abril. Esse procedimento ocorreu apenas no período citado e já foi normalizado para os meses seguintes.

Os valores apresentados em algumas faturas referentes a multa são provenientes de atraso no pagamento de contas de meses anteriores e, portanto, não há relação com os ajustes de consumo efetuados.

Autor: Maurício Rocha