Um corpo estranho parecido com a carapaça de um sapo estava mergulhado no produto.

Um consumidor de Patos de Minas teve uma surpresa nem pouco agradável nesse fim de ano. Ao perceber uma mancha preta na caixinha de suco Del Valle, o pintor Ânderson Aparecido dos Santos acabou encontrando um corpo estranho no produto. Um vídeo foi gravado mostrando a abertura da caixa sem violar o lacre. Ele recebeu uma carta da Coca-Cola agradecendo por ter informado sobre o problema.

A compra do produto aconteceu no dia 21 de dezembro em um hipermercado da cidade. No outro dia, ele percebeu que o suco de goiaba light válido até o mês de abril de 2015 apresentava uma mancha preta perto da tampa. Suspeitando do vício, ele resolveu cortar a caixa sem romper o lacre e filmar toda a ação com a ajuda da esposa. Ao verem o que estaria na caixa, eles se surpreenderam.

Um corpo estranho parecido com a carapaça de um sapo estava mergulhado no produto. Ânderson então entrou em contato com a empresa que fabrica o suco. E, após a terceira vez, recebeu uma resposta nada satisfatória. Ele contou que uma funcionária lhe visitou e entregou uma carta lhe agradecendo por ter informado sobre o vício. A empresa também lhe concedeu o direito de fazer uma visita para conhecer o processo de fabricação.

No entanto, isso não resolveria o problema. Ânderson, que deixou claro que não deseja entrar na justiça, pensa que todo o lote do produto devia ter sido retirado de circulação, o que não aconteceu. Ele registrou um boletim de ocorrência e contou que eles pediram a realização de um laudo feito pela vigilância sanitária. Ele fez a solicitação, mas a questão foi enviada para um órgão do governo federal que não pôde fazer a análise porque o suco estava aberto.

A própria Coca-Cola solicitou o produto para a realização do laudo, mas ele não ficou convencido e acabou não permitindo. Ânderson resolveu divulgar o problema para alertar a população sobre o que as pessoas podem estar consumindo. Ele ressaltou que tem uma filha de 4 anos e ela poderia ter ingerido o produto com alteração e passado mal. “O suco era para o natal”, afirmou o pintor.

A assessoria de comunicação da Coca-cola - Uberlândia Refrescos enviou para nossa redação uma nota informando o posicionamento da empresa. Veja nota na íntegra:

"A empresa informa que prestou todo atendimento ao consumidor por meio do SAC e permanece à sua disposição. Paralelamente, já foi realizada uma análise nos registros de produção do lote Z2945, com data de fabricação em 21/04/2014, que não apontou qualquer desvio e irregularidade, estando o lote em perfeitas condições para consumo. A empresa ressalta também que possui rigorosos controles de segurança de alimentos, garantindo, assim, que cheguem ao consumidor dentro dos mais altos padrões de qualidade. Apesar de todos os controles durante o processo produtivo, questões externas como transporte ou armazenamento inadequados podem, eventualmente, causar avarias na embalagem e, assim, interferir nas condições do produto. Por isso, lembra que, como medida normal em qualquer compra de produto alimentício, é sempre importante avaliar as condições da embalagem no ato da compra, assim como, após a abertura, adotar os cuidados recomendados descritos na embalagem. A empresa reitera que pauta sua atuação em respeito a seus clientes e consumidores e permanece a disposição do consumidor para realizar a retirada e reposição de um novo produto."

Atualizado às 15h19min

Autor: Farley Rocha