A Conserbrás vai fazer a coleta de lixo em Patos de Minas a partir de agora. A confirmação veio na manhã desta sexta-feira (01), com a assinatura de um contrato de emergência entre o prefeito Pedro Lucas e a direção da empresa. A ordem de serviço terá duração de três meses. A expectativa é de que esse prazo seja suficiente para concluir o processo licitatório que foi iniciado e que se encontra impugnado por uma série de questionamentos.

O contrato gerou polêmica já que a Conserbrás anunciou que assumiria o serviço na segunda-feira (28), voltando atrás logo em seguida. De acordo com o prefeito municipal, Pedro Lucas Rodrigues, foi feito uma chamada para as empresas do setor, mas apenas o Grupo Conserbrás apresentou uma proposta que seguiu todos os trâmites legais. A afirmação é contestada pela Limpebrás, que já realizava o serviço e que também demonstrou interesse em continuar.

A Conserbras começa com a coleta e limpeza da cidade já a partir de hoje, 1º de janeiro. O valor do contrato supera R$ 1 milhão por mês. De acordo com o prefeito Pedro Lucas esse contrato de caráter emergencial é muito importante para que a cidade não fique sem o serviço de limpeza e coleta de lixo.

O diretor da empresa, Walter Soares, ressalta que a Conserbras é uma empresa genuinamente Patense, e a mais de 25 anos presta serviços com alto padrão de qualidade. “O Grupo Conserbras que hoje opera os serviços de limpeza urbana e conservação ambiental em várias cidades de Minas tem experiência e respeito. Mesmo sendo um período de transição desses serviços aqui em Patos de Minas garantimos de que em no máximo dez dias esteja tudo em perfeito andamento”, disse o Diretor.

Ainda segundo Walter Soares, para facilitar a comunicação entre a população e a Conserbras, na próxima semana será divulgado um número de telefone, onde o cidadão poderá entrar em contato, informando possíveis problemas e reclamações sobre o serviço que o Grupo Conserbras tem prestado para os cidadãos patenses. “Essa é uma maneira de aproximarmos da população e a cada dia melhorar os serviços prestados, levando sempre em conta o bem estar de todo o cidadão”, concluiu Walter.

Autor: Maurício Rocha