As cartinhas foram xerocadas e espalhadas em vários bairros da cidade.

Chegou Dezembro e a proximidade do Natal faz multiplicar as cartinhas para o Papai Noel. O Conselho Tutelar alerta, no entanto, que existem pessoas usando esta tradição e se aproveitando da boa vontade da população. Nos últimos dias, uma avalanche de cartinhas começou a chegar às caixas dos correios de moradores de diferentes bairros.

As cartinhas são assinadas por crianças e tem textos comoventes. Elas falam das dificuldades vividas por suas famílias e dos desejos para ter um Natal melhor. Os pedidos vão de brinquedos à cestas básicas. O Conselho Tutelar alerta, no entanto, que as mensagens nem sempre são verdadeiras.

A conselheira tutelar, Valéria Elias, analisou algumas cartinhas e constatou alguns exageros para tentar comover a população. Além disso, as cartinhas foram xerocadas e espalhadas pelas caixinhas de correios de diferentes bairros da cidade. Se todos decidirem ajudar, as mesmas pessoas receberam muito mais do que precisam.

O Conselho Tutelar não quer que as pessoas deixem de ajudar os mais necessitados nesse Natal. A orientação, no entanto, é para que as pessoas procurem fazer uma análise para saber se o que está escrito na carta é verdadeiro e se a família realmente precisa.

Os Correios também estão promovendo uma campanha para presentear as crianças carentes. Dezenas de cartinhas estão nas agências da cidade a espera de padrinhos.

Autor: Maurício Rocha