Cerca de 100 visitadores sanitários iniciaram nesta terça-feira (27), um Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypti – LIRAa. O Trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Programa Municipal de Combate à Dengue com o objetivo de identificar o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue e implantar o plano de ação para evitar uma nova epidemia na cidade.

Serão três dias de trabalho. A visitação começou hoje e vai até o dia 29 de agosto. Cerca de 4 mil domicílios serão visitados. Segundo Flávia Patrícia Mendes, educadora de saúde, esse número representa 5% dos domicílios da cidade. E a partir do fechamento dos dados, a Secretaria Municipal de Saúde terá um parâmetro e condições de mapear os locais de maior infestação da dengue no Município.

De acordo com a tabela do LIRAa, até 0,9 por cento é considerado de baixo risco; de 1% até 3,9 é situação de alerta e acima de 4% é considerado alto-risco. É importante ressaltar que a eliminação dos criadouros da dengue depende principalmente da ajuda da população. Retirar objetos que acumulam água é o primeiro passo para não permitir que o mosquito se prolifere.

A Secretaria Municipal de Saúde também pede a colaboração da população para receber os agentes de saúde em suas casas para a realização do levantamento. O resultado do Levantamento de Índice Rápido de “Aedes Aegypti” deverá ser divulgado na sexta-feira.

Patos de Minas viveu este ano um surto de dengue e, para evitar que o Município enfrente novamente o problema, é preciso desenvolver ações como essa. O trabalho preventivo é sempre o melhor remédio contra a doença e o mosquito ”Aedes Aegypty”.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas