As câmeras de vídeo já estão instaladas.
A partir desta semana, a região central de Patos de Minas estará monitorada 24 horas por um moderno e eficiente sistema de câmeras de vídeo. É o Projeto Olho Vivo que chega a cidade para tentar conter os índices de violência. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos já está finalizando o serviço.

A inauguração do Projeto Olho Vivo está marcada para esta quinta-feira (05) às 17 horas, na sede da Central de Monitoramento na rua Ouro Preto. A solenidade, que terá a presença do secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, acontece com um ano de atraso. O Olho Vivo foi anunciado pelo próprio secretário em dezembro de 2012 em reunião do IGESP e deveria ter começado a funcionar no primeiro semestre do ano passado. ( veja reportagem )

Além do atraso na entrega, para sair do papel, o Projeto Olho Vivo teve que contar com o empenho do comando da Polícia Militar, do Conselho Municipal de Segurança Pública e de entidades de classe. O Governo do Estado doou os equipamentos, mas não se preocupou com a estrutura para a instalação da central de monitoramento. A reforma do prédio cedido pela Prefeitura foi feita pelos próprios policiais e custeada por doações da comunidade.

Depois de tantas dificuldades, no entanto, o Projeto Olho Vivo está quase pronto para começar a funcionar. As câmeras de vídeo já estão instaladas. Os equipamentos de alta resolução vão permitir que toda a região central de Patos de Minas esteja monitorada 24 horas por dia. Este sistema, nas cidades onde já está funcionando, tem alcançado resultados importantes, com redução de até 40% nos índices de criminalidade, segundo o Governo do Estado.

Autor: Maurício Rocha