O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, CODEMA, vai sugerir mudanças na Lei que regulamenta o uso das sacolinhas plásticas em Patos de Minas. O Projeto original contempla dois tipos de sacolinhas e um deles vai continuar poluindo o meio ambiente com a mesma intensidade. A Lei já está em vigor, mas muitos comerciantes ainda não estão cumprindo.

A Lei foi aprovada em setembro de 2010. Ela determina a substituição das sacolinhas de plástico por sacolinhas biodegradáveis ou oxibiodegradáveis. O CODEMA argumenta, no entanto, que as sacolinhas oxibiodegradáveis contém o mesmo material poluente das sacolinhas de plástico. O órgão vai recomendar uma alteração na lei retirando esse termo.

A lei das sacolinhas entrou em vigor no último dia 15, mas muitos comerciantes ainda não estão cumprindo a determinação. O Sindicato do Comércio Varejista encaminhou um pedido à Câmara Municipal para que o prazo de tolerância para a substituição das sacolinhas seja prorrogado por mais um ano.

O pedido do Sindicomércio ainda está sendo avaliado pelos vereadores. Diante da recomendação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, no entanto, a lei das sacolinhas deverá sofrer alterações.

As sacolinhas de plástico são altamente poluentes. Elas demoram até 100 anos para se decomporem completamente no meio ambiente, enquanto as sacolinhas de material biodegradável levam pouco mais de dois meses.

Autor: Maurício Rocha