O Centro de Controle de Zoonoses iniciou mais uma ação para tentar diminuir a grande população de cães abandonados pelas ruas de Patos de Minas, estimada em mais de 4 mil animais. O órgão vai cadastrar as famílias que possuem animais e fazer inscrição para realização de castração dos cães.

O trabalho de mobilização foi iniciado na manhã desta terça-feira (01) com uma ação na Praça dos bandeirantes. Voluntários do Centro Universitários de Patos de Minas, da Associação de Proteção Animal e Ambiental – Aspaa, agentes de saúde, agentes de endemias e funcionários do Centro de Controle de Zoonoses participam da mobilização.

Amanhã e na sexta-feira o trabalho de mobilização será realizado no bairro São José Operário e posteriormente no bairro Nossa Senhora Aparecida. Esses locais foram escolhidos a partir de um levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses que apontou uma população de mais de 1.200 animais nesses bairros.

Após a mobilização, no dia 14 de julho, o Centro de Controle de Zoonoses fará a inscrição das pessoas interessadas em castrar seus animais. Um ponto de atendimento será montado na Praça do Cristavo. De acordo com a diretora do órgão, Marilene Pereira, a intenção é iniciar as castrações ainda este mês.

Marilene Pereria explicou que a castração é um dos métodos mais eficientes para controlar a população de cães e gatos. Ela disse que o procedimento será oferecido gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses para as famílias carentes.

Autor: Maurício Rocha

Foto: Portal da Prefeitura de Patos de Minas