Milhares de pessoas foram até o Cemitério de Santa Cruz.

O feriado de Finados movimentou os dois cemitérios de Patos de Minas. A maior movimentação ocorre no Cemitério de Santa Cruz, onde estão sepultadas cerca de 36 mil pessoas. O dia também foi dedicado à caridade e muitos comerciantes aproveitaram para ganhar dinheiro.

A movimentação no Cemitério de Santa Cruz começou por volta de 6h da manhã quando os portões foram abertos para visitação. Com flores, velas e muitas orações, os patenses  foram prestar homenagens às pessoas que já morreram. Alguns túmulos receberam número maior de visitas.

O Cemitério de Santa Cruz tem 6 mil sepulturas. O espaço destinado aos padres capuchinhos recebe muitos fiéis. O túmulo de Zé Borrachudo também recebe muitos católicos. Muita gente atribui a ele bênçãos recebidas. A maior movimentação, no entanto, ocorre nos espaço do cruzeiro, onde as pessoas fazem orações em homenagem às pessoas que já morreram.

E muita gente aproveita a movimentação no Cemitério de Santa Cruz para faturar um dinheiro extra. Os arredores do cemitério foram tomados por vendedores ambulantes, comercializando principalmente arranjos de flores e velas. A partir de R$ 4,99 era possível comprar um enfeite para a sepultura.

O Dispensário de São Vicente de Paulo, como faz todos os anos, aproveitou a movimentação de finados para arrecadar doações dos fieis. Caixas de coleta foram colocadas nas entradas do Cemitério de Santa Cruz. No ano passado, a entidade arrecadou cerca de R$ 7 mil. Este ano, os voluntários querem repetir esse valor que será destinado para a manutenção do trabalho social de assistência aos idosos das vilas e à famílias carentes.

O Cemitério de Santa Cruz permanecerá aberto para visitação até as 18 horas. Os diretores do órgão esperam a visita de aproximadamente 20 mil pessoas nesse Finados.

Autor: Maurício Rocha