Várias caixas de marimbondo estavam sendo construídas no pilar da varanda do imóvel.
Os donos de uma pequena propriedade rural na região de Alagoas, distrito de Patos de Minas, tiveram uma grande surpresa ao chegaram para um passeio neste fim de semana. Várias casas de marimbondos estavam sendo construídas no pilar da varanda do imóvel. Ao verem a quantidade de insetos veio na hora o medo de serem picados, mas também a satisfação de ver uma obra tão perfeita em apenas uma semana.

Todos sabem dos efeitos da picada do marimbondo e a reação da maioria das pessoas é mesmo se afastar. Nesse caso, os proprietários que preferiram não se identificar chegaram a fazer um vídeo mostrando o quanto ficaram impressionados com a obra. Os marimbondos, em apenas uma semana, conseguiram construir cinco casas e ainda fechá-las com uma espécie de toldo. Realmente um belo trabalho. Eles relataram que nunca haviam visto algo parecido.

Apesar de ter que tirar os milhares de insetos do local porque são perigosos podendo causar danos graves às pessoas, os moradores ficaram agradecidos com a visita. A crença fala que os marimbondos trazem riqueza para a família. E também há outros casos interessantes envolvendo os insetos. Eles são personagens de várias piadas e fazem parte da vida de muita gente. O caso mais engraçado talvez seja o do humorista Geraldinho. Os marimbondos também já foram temas de músicas e poemas.

De acordo com os especialistas, os tipos de marimbondos mais temidos são o “Cavalo” e o “Mamangava”. Quando picadas, as pessoas devem estar atentas em alguns detalhes. Por exemplo, não apertar o inseto para não injetar mais veneno e, caso precise de cuidado médico, procurar levar o inseto até o hospital para a correta identificação. Para aliviar a dor, as pessoas podem colocar uma compressa de água fria no local.

Sites especializados também trazem algumas orientações, como não perfurar qualquer bolha que possa surgir no local da picada e limpá-la com água e sabão neutro para evitar infecções. Cremes que contenham corticosteróides tópicos e anti-histamínicos orais auxiliam no controle da inflamação e do prurido local. Nas visitas ao campo ou em lugares onde existam marimbondos, as pessoas devem utilizar sapato fechado, repelente, meia alta e luvas para proteção das mãos.

Autor: Farley Rocha