Os dois filhotes nasceram forte e saudáveis.

O Patos Hoje mostrou recentemente a ousadia de um casal de gaviões que escolheu a sacada da cobertura de um prédio bem no centro de Patos de Minas para criar a família. A choca dos dois ovos deu bons frutos e os filhotes nasceram fortes e saudáveis. Agora, os dois gaviões se revezam no cuidado com os dois gaviõezinhos.

Domingos Sávio, o morador do apartamento, não se cansa de admirar os gaviões e seus hábitos. As aves de rapina não descuidam dos filhotes e se revezam na alimentação dos gaviõezinhos. O casal está cada vez mais acostumado à presença humana e já percebeu que a família está segura no alto do prédio.

O gavião-carcará é um parente distante dos falcões. A ave, também conhecida como águia brasileira, vivia principalmente em campos abertos, savanas, bordas de matas e praias. Especialistas afirmam que o desmatamento e as queimadas, comuns nesta época do ano, podem ter obrigado os gaviões a buscarem outros lugares para sobreviver e acabaram se adaptando à cidade e ao ser humano.

O gavião carcará pode atingir uma envergadura de até 123 cm. A ave se alimenta de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis. Acomodados nos jardins da sacada do prédio em Patos de Minas, a famílias de gaviões se tornou atração.

Autor: Maurício Rocha