Uma carreta carregada com cerca de 10 toneladas de pneus foi flagrada no momento em que se preparava para descarregar.
O Ecoponto construído para abrigar os pneus velhos descartados pela população patense está sendo utilizado também por moradores das cidades vizinhas. Uma carreta carregada com cerca de 10 toneladas de pneus foi flagrada na tarde dessa segunda-feira (15) no momento em que se preparava para descarregar. O motorista teve que voltar com a carga para trás.

A legislação ambiental determina que os municípios e as revendas construam mecanismos para destinar os pneus inservíveis. Em Patos de Minas, o Ministério Público intermediou a construção do Ecoponto. Todos os pneus velhos produzidos na cidade são levados para o local. A estrutura está construída no bairro Planalto e enfrenta problemas. No final de semana, milhares de pneus foram destruídos por um incêndio que pode ter sido criminoso.

Além dos ataques de vândalos, o Ecoponto enfrenta a demanda de outras cidades. Na tarde dessa segunda-feira, o vice-presidente da unidade chegava para avaliar os estragos do incêndio quando deparou com a carreta se preparando para descarregar. Ele acionou a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Prefeitura, impedindo que os pneus fossem deixados no Ecoponto.

O prefeito Pedro Lucas Rodrigues esteve novamente no local e informou que vai reforçar a segurança do lugar. Serão colocados guardas noturnos e um sistema de vigilância de câmeras. O Ecoponto ainda apresenta resquícios do incêndio da última semana. Hoje a Secretaria Municipal de Infraestrutura inicia a limpeza do local.

Autor: Maurício Rocha