Um cão encontrado por moradores de um condomínio na avenida Marabá expõe um problema que se agrava em Patos de Minas. Animais abandonados pelas ruas da cidade, além de maltratados, causam transtornos à população. Nesse caso, o cãozinho estava debilitado, doente, infestado de pulgas e carrapatos e sendo consumido por centenas de varejeiras.

Cláudio Márcio de Lima é que encontrou o cãozinho na garagem de casa. A situação doentia em que o animal se encontrava chamou a atenção. Sendo consumido por larvas de varejeiras, o animal estava bastante debilitado e com muito mau cheiro. O morador teve que colocar o cãozinho em um lugar afastado para evitar o contato das crianças.

Cláudio disse que acionou o Centro de Controle de Zoonoses e Corpo de Bombeiros e que não conseguiu a remoção do animal. Depois que o caso foi publicado na imprensa, uma veterinária foi até o local e medicou o cãozinho, mas já era tarde demais. De acordo com o morador, o animal não suportou as consequências do abandono e amanheceu morto.

Cláudio quer que o problema sirva de alerta para as autoridades do município. Segundo ele, o número de cães abandonados nas imediações da avenida Marabá é preocupante. O condomínio onde mora, por exemplo, está tomado por cães que são deixados no alto da cidade e não conseguem voltar.

Os moradores querem uma solução para o problema. O Centro de Controle de Zoonoses já não faz a captura de animais abandonados há anos. Um canil foi construído no local, mas ainda não começou a funcionar.

Autor: Maurício Rocha