Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Quem ainda não se vacinou deve procurar um dos postos de vacinação espalhados por todo Estado até o dia 12 de setembro. Até o momento foram vacinadas 74,46% de um total de 9.309.954 pessoas e seguindo uma tendência do país, as mulheres estão mais mobilizadas que os homens. No Estado quase 80% delas foram vacinadas. Já a população masculina está em cerca de 70%.

A meta é vacinar 100% da população e eliminar os casos da doença no país. A campanha segue até a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, nos centros de saúde e pontos de vacinação. O Estado também apresenta uma cobertura vacinal de 95% em 148 municípios e de 85% em 326 cidades, mas ainda faltam vacinar 1.416, 384 milhões de homens e 960. 743 mil mulheres.

Os homens são o principal foco desta campanha e de acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos confirmados de rubéola em 2007 foram em homens. Segundo a gerente estadual de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Jandira Lemos, é importante que as mulheres incentivem os homens com os quais convivem a se vacinarem. “Os homens são mais resistentes à vacina, principalmente porque esquecem que podem transmitir a doença para mulheres grávidas que não podem se vacinar durante a gestação. Por isso, estamos lançando um apelo aos mineiros de 12 a 39 anos que ainda não se vacinaram para que o façam”, disse.

A rubéola é uma doença aguda, causada por vírus muito contagioso e transmitida com facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastram para o tronco, pernas e braços. Apesar de ser considerada benigna, a infecção pelo vírus em mulheres grávidas pode causar a Síndrome de Rubéola Congênita (SRC), podendo causar cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental no bebê.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza durante os dias 8, 9 e 10 de setembro postos volantes de vacinação que vão funcionar nos três restaurantes populares da capital (na rua Ceará, 490; na avenida do Contorno, 11484 e na avenida Padre Pedro Pinto, 2277), no horário de 10h às 16h.