30% do esgoto de Patos de Minas já chega na Estação de Tratamento. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
A demora da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa para fazer o tratamento do esgoto em Patos de Minas será tema de uma audiência pública. A iniciativa é do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente que, considerando a situação preocupante e inaceitável, pretende envolver toda a sociedade na busca de uma solução para o problema.

No mês passado, quando a cobrança da Taxa de Esgoto completou cinco anos em Patos de Minas, o Patos Hoje publicou uma reportagem mostrando que o esgoto continua poluindo os córregos da cidade e o Rio Paranaíba. Um problema que já deveria ter sido resolvido, se a Copasa tivesse cumprindo os prazos estabelecidos no contrato com o município.

Diante da demora da Copasa, das ações movidas pelo Ministério Público, da cobrança da Câmara Municipal e da população e de um relatório elaborado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário – ARSAE-MG, constatando irregularidades, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente decidiu propor a Audiência Pública.

O Encontro vai acontecer no dia 26 de agosto, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. Além dos membros do CODEMA, também serão convidados para participarem da audiência representantes da COPASA, da ARSAE, do Ministério Público, Comitê Hidrográfico do Rio Paranaíba, CIMA, Câmara Municipal, Prefeitura e entidades representativas da sociedade.

Com a realização da Audiência Pública, o Codema quer buscar respostas para a demora na conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto e principalmente encontrar alternativas para acabar com a poluição que tem provocado estragos nos Córregos da cidade e no Rio Paranaíba.

Autor: Maurício Rocha