Os assaltantes de postos de combustíveis já não se inibem mais com as câmeras de segurança em Patos de Minas. Eles agem a qualquer hora do dia e da noite, sem se importarem se estão sendo filmados ou não. As imagens da ação dos criminosos impressionam. A ousadia e a violência contra as vítimas causam indignação.

Os assaltantes agem, geralmente, em dupla. Nas primeiras imagens, a violência dos criminosos impressiona. Eles chegam de arma em punho, rendem clientes e funcionários do posto de combustíveis e obriga todos a se deitarem no chão. O frentista é agredido para entregar o dinheiro. As imagens mostram quando um dos criminosos usa toda a força para dar uma coronhada na cabeça do funcionário do posto. Depois de limpar os bolsos de todos que estavam ali, os bandidos vão embora. Tudo isso antes das 4h da tarde.

Em outro assalto, a ousadia do assaltante chama a atenção. Ele chega ao posto de combustível por volta de 21 horas. Há dois veículos sendo abastecidos, mas o criminoso não se importa. Ele desce da moto, rende as duas frentistas e obriga que elas entreguem o dinheiro. Um ciclista que chega ao posto ameaça jogar a bicicleta em cima do ladrão, mas é alertado que o homem está armado e desiste.

Dias depois, mais um assalto e no mesmo posto de combustíveis. Os dois assaltantes chegam em uma motocicleta. O garupa desce e rende o funcionário do posto. Ele vai à gaveta do caixa e leva todo o dinheiro, inclusive as moedas. O criminoso está armado e usa a mão canhota para manusear o revólver. Do lado de fora, a cena que chama a atenção é quando o comparsa retira a aliança e põe na boca.

E não para por aí não. Em outro assalto, o criminoso rende o frentista e obriga que ele entregue todo o dinheiro do caixa. Antes de ir embora ele ainda tranca o funcionário do posto dentro da cabine. O assaltante usa um pano para cobrir o rosto e vai embora como se nada tivesse acontecido. Na saída, ele só dá um sinal para o comparsa apanhá-lo do outro lado do posto.

As imagens dos assaltos já estão nas mãos da polícia. A maior dificuldade é que o capacete, importante equipamento de segurança, nesse caso está sendo usado como ferramenta para o crime. Com os rostos cobertos, fica mais difícil identificar os assaltantes.

De qualquer forma o comando da Polícia Militar ressaltou a importância das câmeras de segurança para combater esse tipo de crime. As imagens também auxiliam nas investigações da Polícia Civil. A identificação de roupas, calçados ou mesmo uma tatuagem pode ajudar a identificar os autores dos crimes.

A Polícia Militar informou ainda que vem intensificando as ações para combater os assaltos em Patos de Minas. O comando da PM ressaltou ainda a importância da participação da população, denunciando e se prevenindo contra os assaltantes.

Autor: Maurício Rocha