A Palmeira gigantesca localizada na avenida Piauí está remendada com concreto.
Quedas de galhos de árvores mostradas pelo Patos Hoje nos últimos dias em Patos de Minas acenderam um sinal de alerta. Principalmente porque existem outras árvores na cidade que estão doentes e precisam ser substituídas. A Palmeira gigantesca localizada na avenida Piauí por exemplo, está remendada com concreto.

Nos dois casos recentes, por sorte, não houve danos ou feridos, mas as consequências de incidentes como este podem ser trágicas. Se tivesse alguém passando quando o galho da paineira caiu na tarde de sábado na avenida Paranaíba os ferimentos teriam sido graves. Antes que algo de mais grave aconteça, o Codema de Patos de Minas recomendou a retirada de algumas árvores.

A palmeira na avenida Piauí é uma das árvores que já deveriam ter sido substituídas. O tronco de mais de 10 metros de comprimento apresenta problemas. Boa parte se perdeu e foi substituída por concreto. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, esta palmeira corre sério risco de cair, danificando imóveis vizinhos, redes de energia e telefone e podem por em risco a vida das pessoas.

Segundo o presidente do CODEMA outras duas árvores localizadas na Praça Dom Eduardo também estão doentes e ameaçam cair. Ivanildo afirma que as árvores já deveriam ter sido substituídas. Segundo, ele a autorização do órgão ambiental para que a prefeitura faça a retirada das árvores foi emitida há cerca de 60 dias.

A expectativa é de que a Secretaria Municipal de Infraestrutura inicie a retirada das árvores ainda esta semana. A paineira que perdeu um de seus galhos no final de semana deverá ser a primeira a ser cortada.

Autor: Maurício Rocha