A Lagoa Grande está sofrendo com o assoreamento e a revitalização precisa ser realizada com urgência.

Ambientalistas de Patos de Minas preparam um protesto para o próximo domingo (23) em prol do principal cartão postal da cidade. A intenção é mobilizar o maior número de pessoas para tentar sensibilizar as autoridades para a importância da preservação do local. A Lagoa Grande está totalmente assoreada e precisa ser revitalizada com urgência.

Pelas redes sociais, mais de 300 ambientalistas já confirmaram presença do protesto. A concentração vai acontecer a partir das 7h da manhã. Faixas e cartazes serão levados para chamar a atenção das autoridades. Por volta de 9h, os ambientalistas, de mãos dadas, darão um abraço simbólico na Lagoa Grande.

A Lagoa está localizada bem em frente ao Terminal Rodoviário. Quem chega à cidade se impressiona com a beleza do lugar, mas olhando de perto é possível perceber que o local precisa urgentemente de uma revitalização. O barro acumulado ao longo dos anos toma conta e forma ilhas cobertas por mato.

A Copasa informou que está realizando um estudo para encontrar a melhor forma de resolver o problema. O ministro da agricultura, Antônio Andrade, já disponibilizou mais de meio milhão para fazer melhorias no local. Os ambientalistas querem que os órgãos responsáveis iniciem o mais rápido a revitalização da Lagoa.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, destacou a importância da participação da população e neste caso dos ambientalistas para cobrar das autoridades as obras necessárias para a preservação do local. Toda a população está convidada para participar do abraço simbólico à Lagoa Grande.

Autor: Maurício Rocha