O tal "tratamento precoce" não reduz casos graves e mortalidade por Covid-19, isto é um fato constatado por vários cientistas ao redor do mundo. Em todas as cidades do Brasil onde investiram nesse tal tratamento não houve redução de mortalidade, pelo contrário, dados do próprio Ministério da Saúde mostram que houve aumento do número de mortos, como em Manaus. É um terrível engano pensar que podemos apostar em cloroquina e ivermectina, abrir o comércio e "deixar o pau quebrar", podemos virar uma nova Manaus. 

                                 No momento não temos leitos de UTI, mas ainda temos oxigênio, se cometermos o erro manauara de flexibilizar as regras de distanciamento, e acreditar na fórmula mágica, pagaremos um preço altíssimo. O médico intensivista Anfremon Neto afirmou que os pacientes de UTI em Manaus haviam tomado os remédios do "tratamento precoce". A infectologista Marise Reis, membro do comitê científico do Rio Grande do Norte para a covid-19, também é enfática ao falar da ineficácia do tratamento com cloroquina e ivermectina, segundo ela, 90% dos pacientes em UTI's do RN tomaram essas medicações.

                                 O fato é que não nos resta outra esperança além da vacina, ela é o único "tratamento precoce" eficaz. E não nos esqueçamos que o Presidente Bolsonaro recusou uma oferta de 70 MILHÕES de doses da vacina da Pfizer, e outros 46 MILHÕES de doses da Coronavac. Essa quantidade de vacinas poderia ter imunizado quase 60 MILHÕES de brasileiros começando a vacinação em outubro do ano passado. Mas o negacionismo e a obsessão psicótica do presidente por remédios milagrosos, impediram uma "compra precoce" das vacinas, e muitos brasileiros estão morrendo desnecessariamente, pois já poderiam estar imunizados. 

Sobre o autor: Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.