O vereador José Luiz vem se notabilizando em Patos de Minas por seus posicionamentos equivocados e ingnorantes. Bolsonarista que é, ele atacou as medidas de distanciamento social para combate a propagação do Coronavírus, defendeu o uso de medicamentos comprovadamente inúteis contra a Covid, e atacou jornalistas do Patos Hoje. Mas para surpresa de quem achava que José Luiz iria tomar um rumo, e mudar de postura, ele segue sendo ele mesmo!

                 Estou eu lendo notícias no PH, quando me deparei com uma reportagem dando conta que novamente o Vereador Zé Luiz atacou! Dessa vez ele ficou revoltado com uma homenagem da Câmara Municipal ao dia das mães, que usava uma imagem do ator Paulo Gustavo caracterizado como “Dona Hermínia”, personagem que o consagrou no cinema. A imagem de um grande homem, grande ator e autor, ter revoltado o Zé tem duas explicações possíveis: ou o Zé não sabe interpretar texto, ou é preconceituoso mesmo. 

                  Quanto à questão da interpretação de texto cabe explicar que a personagem “Dona Hermínia” é uma CARICATURA da mãe de Paulo Gustavo, e também é caricatura das mães brasileiras. Nesse quesito o ator acertou na mosca, minha mãe, e outras mães que eu conheço, possuem histórias parecidas com a personagem do filme de Paulo Gustavo. Uma mulher que o marido a abandonou para ficar com outra mais jovem, que tem que se virar para cuidar dos filhos sozinha. As frases de Dona Hermínia também são uma representação daquilo que já ouvimos de nossas mães: 

            “Você não é todo mundo!” 

            “Essa casa é minha e quem manda aqui sou eu!”

            “Olha gente, eu vou ter um troço!” 

                  A caricatura é parte daquilo que se denomina GÊNERO TEXTUAL NÃO VERBAL! Nesse tipo de comunicação usamos imagens ao invés de palavras, como por exemplo, temos o símbolo da caveira num frasco, que comunica que o conteúdo é venenoso, assim como temos o desenho de um animal numa placa de estrada para avisar do risco de colisão com animais na pista. Na caricatura as características predominantes da figura representada são exageradas. A Dona Hermínia de Paulo Gustavo exagerou nas características mais marcantes de todas as nossas mães, os excessos de cuidados e preocupações, os ataques nervosos, e o drama, mãe sempre faz drama!

              O problema é que o Zé Luiz não deve ter estudado “texto não verbal” no Fundamental e no Ensino Médio, e acabou confundindo a postagem da Câmara Municipal com “militância comunista”. Essa é minha primeira hipótese, onde cogito que o nobre vereador precisa aprimorar seus conhecimentos em interpretação de texto, isso é fácil de resolver com algumas aulas particulares. Tenho amigos muito bons na área e posso indicar ao Zé. 

              O problema pior é que a segunda hipótese esteja certa; e se o Zé for apenas um reacionário preconceituoso a serviço do bolsonarismo? Aquele tipo de cara que acha que os gays são a maior ameaça às nossas crianças, e que o “gayzismo” é uma arma do comunismo para destruir a sociedade judaico-cristã ocidental! Mas acho que essa segunda hipótese é fantasia da minha cabeça, um bolsonarista jamais seria tão estúpido de acreditar numa idiotice dessas. O Zé é um democrata super gente boa, só precisa de umas aulas de interpretação de texto, foi tudo um mal entendido. Acreditem em mim, o cara é boa praça, e como ele afirmou em entrevista, e eu acredito piamente, ele nunca teve nenhum preconceito na vida!