O Prefeito Luís Eduardo Falcão parece ter perdido o contato com a realidade, e caminha para um SUICÍDIO POLÍTICO. No auge da pandemia em Patos de Minas, Falcão se recusa a fechar atividades não essenciais, mesmo sabendo que a variante de Manaus vai chegar com tudo, e causar estrago. Como se não fosse o bastante Falcão deixou de renovar o contrato de 40 profissionais de saúde.
O número de contaminados em nossa cidade não para de aumentar, chegamos a ter todas as UTI’s lotadas, e não há vacina nem pra dez por cento da população. Por uma questão de lógica pura e simples, seria o momento de endurecer as medidas de combate a pandemia. Mas Falcão voa na contramão, é nesse momento que ele decide não endurecer as regras.
Ao se recusar a limitar atividades não essenciais, o prefeito certamente está fazendo uma graça pra turma bolsonarista que o apoiou. O problema é que a pandemia não tem partido, o vírus não respeita discurso e ideologia. Principalmente o vírus que sofreu mutação em Manaus e já está em Uberaba, em breve ele chega aqui, se já não estiver entre nós.
Ao tentar agradar a turba de pequenos empresários bolsonaristas (e muitos negacionistas), o prefeito corre o grande risco de destruir sua carreira política na largada. Bolsonaro já está colhendo os resultados de sua omissão, a imagem do presidente está derretendo. Por outro lado, Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, impôs restrições duras em sua cidade, e viu sua popularidade decolar. Kalil foi reeleito em primeiro turno esmagando todos os concorrentes, e seu nome já é cotado para presidência.
A situação é simples, o povo pode até se revoltar com medidas restritivas num primeiro momento, mas com o tempo eles percebem quem estava preocupado com a preservação de vidas, e quem queria apenas agradar comerciantes reacionários e gananciosos. A história colocará cada um no seu devido lugar, uns ficarão na galeria dos que lutaram pra salvar vidas, outros irão pra lata de lixo dos negacionistas, irresponsáveis e acovardados.
Falcão, você está apenas começando, ainda há tempo para escolher como queres ser lembrado!
Sobre o autor: Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.
Comentário mais curtido:
CAIXETÃO
09/02/2021 09:20Temos que dar valor à vida; não existe lucro nenhum que pague as vidas perdidas. Não nos deixemos enganar, a situação vai piorar demais com a nova variante do vírus, muito mais contagiosa. Independente de ser bolsonarista ou não, temos que fazer de tudo para evitar o pior e fechar o comércio é só mais uma de muitas ações a serem tomadas. A economia se recupera, a vida não.
Responder a comentário:
Barão
09/02/2021 07:57Mais uma bandeira vermelha!! Desculpe o autor, dá pra ler não.
Responder a comentário:
E aí qual vai ser?
07/02/2021 12:48Quando o Prefeito toma posse, ele é responsável direto pela cidade e de seus moradores. O Prefeito que arque com as consequências, tendo 1 dia, 36 dias, 100 dias... quando ele assume o cargo de Prefeito, ele que honre as calças que veste, se não conseguir, ele que peça para sair ou que a Câmara tome as devidas providências. Ou estão achando que Prefeito é só assinar papel e receber 20 mil por mês, indicar meia dúzia de Secretários que ganham 8,5 mil por mês para fazerem nada, diretores que ganham 4,2mil por mês para puxar saco?
Responder a comentário:
Mais um menino mimado
07/02/2021 15:54A sua vida quem cuida é vc, prefeito é político tem responsabilidade no seu dia a dia
Doidão
07/02/2021 07:22O direito de ir e vir . A imprensa livre . O direito de expressão . É nisso que dá . Só faltou uma estrela .
Responder a comentário:
Kkk só observo
06/02/2021 21:41Vi pessoas cagando e andando com esse vírus qdo fecharam td, e também vi pessoas cagando e andando qdo permitiram a abertura dos estabelecimentos "não essenciais". O fato é que se esse pessoal sair de trás de suas mesas e der uma voltinha por aí, vai ver q a maioria da população não está se cuidando. Acha mesmo q fechar o comércio vai mudar alguma coisa? Acredito q só aumentará a crise e o desemprego mesmo.
Responder a comentário:
JAP
06/02/2021 19:46Tem q ter mais fiscalização nos bairros,os comerciantes dos mesmo não estão nem aí com protocolo,pode entrar sem máscara, o q importa é vender, e não adianta falar q sempre tem uma resposta, as vezes acho q no Brasil se não mexer no bolso nada funciona ,teria q multar comerciantes q permitissem entrar no estabelecimento sem a máscara, tem comércio q os próprios donos não usam, teria q fazer uma fiscalização mais rígida e se for reincidente q feche esses estabelecimento, para q não pague os inocentes pelos pecadores!!
Responder a comentário:
Gado
06/02/2021 18:23Não satisfeitos com a vacina, agora dizem q uma tal variante ainda está por vir. E o auge da pandemia vem desde abril do ano passado. Assim caminha o curral brasileiro. Meia dúzia de"especialistas" determinando o q o rebanho deve fazer. Vamos nessa....
Responder a comentário:
Kaki007
06/02/2021 17:35A questão é que sua campanha política foi feita através das promessas: "se eleito for, não iremos fechar comércios, pois, a economia não pode parar; pessoas não podem perder seus empregos; nos vamos achar uma maneira para combater esse virus sem afetar nossos comerciantes". Agora está de pés e mãos amarrados. Não imaginava que poderia chegar a esse caos. Porque, na minha humilde opinião, teria que fechar tudo que nao fosse essencial.
Responder a comentário:
Mary
01/02/2021 18:03A população é que não colabora. Uma vergonha precisar fechar festas, bares e eventos no geral porque os bebês não entfndem que é hora de ficar em casa, zelar pela saúde dos mais velhos. Agora fechar o comércio? Já está mais que provado que isso não funciona. Temos que prezar pelo equilíbrio da saúde e economia. Acusar o prefeito e jogar tudo na responsabilidade do órgãos públicos fica fácil.
Responder a comentário:
Bruno
01/02/2021 17:01Esqueceu de citar que de todos os leitos ocupados apenas 4 pessoas são moradores de Patos de Minas. Todo o restante são moradores das cidades vizinhas. E ai, como anda o controle das aglomerações nas outras cidades? Outro detalhe, pq o prefeito deve ser responsável pelas aglomerações? Quem forma essas aglomerações e não respeitam os protocolos são alguns empresários e alguns moradores. É muito fácil apontar o dedo para uma única pessoa e culpa-la de tudo que está acontecendo. Que tal se cada um olhar para o seu próprio umbigo e ver se esta contribuindo para que a propagação do vírus não aconteça?!
Responder a comentário:
Oliveira
02/02/2021 08:15Bruno, me lembro que durante as restrições de 2020 ninguém fez festas em casa, não aglomerou com amigos e familiares, fez filas nos bancos que estavam atendendo em horários mais curtos, os ônibus estavam sempre vazios... e realmente o problema está somente no comércio que mesmo sem pandemia não atende quase ninguém.
Emerson Nogueira
01/02/2021 16:45PQ a culpa é somente do prefeito? Se o comércio permanecer aberto, basta seguir os protocolos, evitar aglomerações. Se cada um fizer sua parte, com certeza essa fase vai passar. Mas é mais fácil jogar toda a culpa em cima do prefeito. Será que ninguém pensa nos pais de família que tem que colocar o sustento na mesa não? Fecha tudo né, inclusive a boca.
Responder a comentário:
...
01/02/2021 16:44Até eu que não sou gada estou achando essas crônicas extremamente forçadas.
Responder a comentário:
Concordo
01/02/2021 16:52Muito, mistura assuntos, de 10 palavras 11 são bolsonaro, vai pro prefeito de BH, volta pros comerciantes. vergonha. olha: Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte, impôs restrições duras em sua cidade, e viu sua popularidade decolar. Kalil foi reeleito em primeiro turno esmagando todos os concorrentes, e seu nome já é cotado para presidência. Pior coluna.
Paciente com COVID-19
01/02/2021 16:28Até quando, até quantos precisam morrer para os gananciosos seguirem a ciência. No meu grupo familiar foram cinco contaminações e 01 óbito. Deixem de olhar para o umbigo de vocês. Bela economia, o tratamento de pacientes positivos não fica por menos de dois mil reais(casos leves).
Responder a comentário:
Alguém qualquer
06/02/2021 17:55Me perdoe, que Deus abençoe todos vocês saírem dessa aí, mais vocês não pegaram a doença dentro de um plástico bolha dentro de casa né! Concordo em parcelas contigo que a ganância anda falando maior do que a compaixão pelo próximo! Mais porém reflexo disso e a população que está cagando e andando pelos protocolos e medidas restritivas! Se todos estivessem fazendo sua parte, não era preciso suspender e nem fechar o trabalho de ninguém, pq 80% dos comércios seguem os protocolos exigidos os clientes e que não estão nem aí!
Thiago
31/01/2021 21:37Li até a expressão "atividade não excencial" ... parei por aí pra não perder tempo. Qualquer atividade que seja fonte de sustento de uma família é e sempre será essencial.
Responder a comentário:
Zé ninguém
31/01/2021 11:57"Escola não é abrigo, professor não é babá, quer enviar seu filho pra escola, lute para que os professores sejam vacinados primeiro!". Vai prefeito, vai apoiando empresariozinho sonegador de imposto e explorador de funcionário mesmo! Faz a vontade dessa galera que não honra em dia nem o iptu e despreza o povo, vai fundo! Os "grandes comerciantes e empresários" patenses vão sustentar seu mandato!
Responder a comentário:
Conservador
02/02/2021 18:37Narrativa canseira de canhota..... que está tornando os bilionários em trilhardários é o lockdown e o fica em casa... é só ver que ficou mais rico com esse sistem... vai estudar e não enche o saco
Parabéns
01/02/2021 15:03Caracas, você falou tudo. Excelente matéria ,diz toda verdade para o Prefeito .