Agora, falando sério. Você tem algum argumento contra a liberdade de expressão?

E antes de comentá-lo, imagine-se sendo proibido de expressá-lo.

Em dois artigos da constituição, temos os seguintes dizeres:

Art. 5º – É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Art. 220 – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Ressalto aqui que não existe direito absoluto e com a liberdade de expressão não poderia ser diferente. Temos a liberdade para dizer o que quisermos sobre tudo e todos, mas, temos também a responsabilidade sobre o que foi dito. Lembra da parte do “vedado o anonimato”? Pode falar, mas tem que dar a cara a tapa, meu filho.

A constituição e os códigos civil e penal, estão aí para isso. Pela lei, você já tem formas de se defender de mentiras, ofensas, calúnias, difamação, injúrias, e por aí vai ...

Caso se sinta ofendido pela fala de alguém, processe. Lembrando que você pode ganhar ou perder.

Mas e o discurso de ódio? É verdade, gente. Tem o discurso de ódio, quase esqueci.

Aí, meu amigo, nós vamos pegar discurso por discurso e averiguar se ele é de ódio ou não.

Entendeu, amiguinho?

Um a um e analisar, observando O DISCURSO e não quem falou. Pois, hoje se a mesma frase é dita por pessoas de ideologias diferentes, uma delas é condenada e a outra é perdoada.

Por favor, comente qual das frases abaixo deveria ser censurada? E qual delas deveria ser aplaudida?

Lula é ladrão.

Bolsonaro é genocida.

Dilma é burra.

Deveríamos nos irritar com tais frases? Rir delas? Ou deveríamos calar quem as disse pois adjetivam os alvos de maneira pejorativa?

Não, pera! Depende de quem está sendo ofendido, aliás ofendido não, o que foi dito é verdade sobre esta pessoa. Mas qual?

Dá um nó, não dá?

Então, veja como é melhor todos terem a liberdade para pensar e se expressar, e se for diferente do que você pensa ou fala, lembre-se de uma coisa: Nossa opinião é formada pelas informações que temos até agora.

Quem sabe, esse cara que você acha que está só te aborrecendo não está te trazendo alguma informação nova?

Dá uma chance, pergunte, discuta, diga o que você acha, pois, só para te lembrar: Você tem liberdade para isso.

Já imaginou se não tivéssemos essa liberdade, como faríamos para conhecer melhor uma pessoa, como saberíamos se ela é uma pessoa legal que combina com os nossos hábitos e objetivos, se teríamos ou não os mesmos assuntos e interesses.

Lembrando que quando dizem algo que nos desagrada e mesmo sem ser ofensivo, nos ofende, o nome disso é fragilidade excessiva. Nesse caso é um problema que precisa ser resolvido.

Já pensou se eu, que prefiro Street Fighter, for me ofender ou brigar com quem fala que Mortal Kombat é melhor?

Tudo bem que quem pensa assim está errado, mas deixa pra lá, vai que ele aprende Street Fighter e fica melhor que eu. Nesse caso, deixa ele na ilusão.

E se você acha que tem liberdade para pensar ou dizer que eu estou errado em alguma coisa que escrevi aqui, saiba que você está redondamente certo.

 

@sergiolima____