Precisei ir à Clínica de especialidades, situada no Bairro Bela Vista, para tratar de um pequeno problema no olho direito. Lá chegando me surpreendi com pessoas sentadas em cadeiras sem nenhum distanciamento. Os pacientes quase ficavam encostados uns nos outros naqueles assentos, uma situação propícia ao contágio de um vírus respiratório. Pra piorar o quadro muitos idosos estavam nesse ambiente. Havia também uma fila que saía pra fora da clínica, mesmo com os atendimentos sendo agendados previamente. De forma geral podemos dizer que o serviço de saúde promoveu uma aglomeração, colocando pessoas em risco de contágio.

             Não faço nenhuma crítica aos funcionários da Clínica, eram poucas pessoas pra atender muita gente. Aliás, as atendentes e a médica que me atendeu, foram muito gentis e atenciosas. O problema vem de cima, da administração da saúde pública em nosso município. Desde que me entendo por gente, sempre houve fila e gente amontoada nos locais de atendimento. Mas seria inteligente e HUMANO, que nesses tempos de pandemia, a Secretaria de Saúde mudasse a forma de atender a população, sobretudo os idosos que são mais vulneráveis e não deviam ser submetidos a essas condições. 

            O que impressiona é o fato do atendimento ter hora marcada. O serviço de saúde te liga informando a data e o HORÁRIO, mas nunca cumprem o tal horário, e o paciente precisa esperar no local, juntamente com dezenas de pessoas. Será que a Secretaria de Saúde não tem competência para organizar uma agenda de atendimento? 

           OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Algum engraçadinho poderá dizer que “o atendimento é de graça e ainda reclamam”. A SAÚDE PÚBLICA NÃO É GRATUITA, ela é PAGA, e muito bem paga com os impostos de cada cidadão. Não importa se você é rico ou pobre, você paga pelo SUS toda vez que compra um pão na padaria e, portanto, tem o direito de cobrar um bom atendimento. 

          Por fim vale ressaltar que em tempos normais esse atendimento já seria um desrespeito ao cidadão que trabalha e financia o sistema de saúde, mas em tempos de pandemia é uma temeridade, um atentado às normas e orientações da OMS!