Você acha que Japão, Inglaterra, Estados Unidos, França, Israel e outras nações cientificamente avançadas, aprovariam o uso de uma vacina perigosa? Como sabemos diversos países já estão vacinando suas populações contra a Covid-19. Mas no Brasil, o General "Pazuzu", ainda insiste que precisa de mais tempo para a Anvisa liberar as vacinas. Com certeza a Anvisa tem uma ciência muito mais avançada que a dos Estados Unidos, onde as autoridades sanitárias já liberaram o uso da vacina e a população está a ser imunizada. Esses cientistas americanos não sabem de nada, quem entende de vacina mesmo é o ministro "Pazuzu" e a turma de militantes bolsonaristas das redes sociais.

                      Deixando a ironia de lado, vamos aos fatos: Todo dia tem um vídeo novo circulando nas redes sociais alertando para o perigo das vacinas; normalmente são videos falsos, sem qualquer fundamentação científica. Mas qualquer medicamento ou vacina pode causar efeitos colaterais. Uma simples Dipirona pode causar choque anafilático e matar, leiam a bula. O Paracetamol pode destruir seu fígado e te matar em poucos dias. Apesar dos perigos, esses medicamentos estão em circulação e são vendidos sem receita. O mesmo acontece com as vacinas, você pode ter alguma reação desagradável ao tomá-las, mas a chance disso acontecer é baixíssima, o que faz com que a vacina seja considerada segura. Na verdade há mais segurança numa vacina do que num analgésico vendido sem receita. 

                      Os "especialistas" da internet, (militantes de extrema direita metidos a cientistas), disseram que a vacina do Covid pode mudar seu DNA, pode fazer você mudar de sexo, e disseram até mesmo que tem microchip chinês nela. Francamente! É tanto disparate que nem dá pra comentar. O máximo que pode acontecer com você ao ser vacinado é uma reação alérgica, (lembrando que isso é RARÍSSIMO), que devidamente tratada não trará problemas. Vale lembrar que você pode ter uma reação alérgica ao comer camarão, beber leite, chupar jabuticaba, etc.

                     Absolutamente qualquer coisa pode causar uma alergia, e nem por isso deixamos de experimentar comidas diferentes. Portanto esse medo de vacina não se justifica de maneira alguma. Além do mais o que realmente destrói a saúde é o consumo exagerado de álcool, cigarro, açúcar, alimentos entupidos de conservantes, e todo tipo de lixo que ingerimos todo dia sem pensar nos danos. A vacina vai matar o vírus, apenas o vírus!

  Sobre o autor:   Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.