O último dia de 2009 vai ficar marcado na história de Patos de Minas. Um temporal que durou cerca de uma hora provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, arrastou carros e deixou um rastro de destruição. Muita gente passou o Réveillon limpando a casa e contabilizando os prejuízos.

Mais uma vez o Córrego do Monjolo não suportou o grande volume de água que desceu da parte alta da cidade e transbordou. A avenida Ivan Borges Porto, que já estava com uma das pistas interditadas, teve mais prejuízos. A Fátima Porto mais parecia um rio. Os motoristas que tentaram passar pelo local ficaram presos no meio da enxurrada. Um morador da rua Ana de Oliveira gravou, em vídeo, o desespero de um motorista que ficou preso na enxurrada e enviou para o Patos Hoje. O carro foi arrastado próximo ao Pátio Central Shopping.



Além dos tradicionais pontos de alagamento, outras partes da cidade tiveram problemas com o temporal. As imediações do Terminal Rodoviário, que teve os problemas das enchentes resolvidos na década de 80 com a urbanização da Lagoa Grande, voltou a ficar debaixo d’água.

A região do Pátio Central Shopping também voltou a ter problemas de alagamento. A rua Ana de Oliveira teve a pavimentação destruída pela enxurrada. Só depois da chuva o Corpo de Bombeiros recebeu 15 chamados para socorrer vítimas de alagamentos. Muitos carros foram tomados pela enxurrada.


O ponto mais crítico foi a avenida Padre Almir. Muitos carros foram arrastados pela enxurrada. Alguns motoristas tiveram que amarrar seus veículos no poste para que eles não fossem levados. O trânsito no local ficou interrompido por um bom tempo.

Apesar dos estragos, o Corpo de Bombeiros não registrou nenhum caso de morte ou de ferimentos em decorrência do temporal.